DEM se reune e busca unificar discurso

O Democratas ainda sofre as consequencias das escolhas de 2006, quando não se aliou oficialmente com nenhum candidato a governador.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Democratas ainda sofre as consequencias das escolhas de 2006, quando não se aliou oficialmente com nenhum candidato a governador. Atualmente, a sigla se divide em três tendências internas de apoio ao PTB, PSDB e ainda convive com membros ligados ao Governo estadual. Com as principais lideranças reunidas neste sábado em Brasília para o lançamento da pré-candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) à Presidência, a sigla pretende unificar o discurso em torno de um único nome.

?O DEM tem tendências a favor do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) e também do senador João Vicente Claudino (PTB). Precisamos sintonizar qual o caminho do democratas?, explica o deputado estadual Edson Ferreira (DEM). ?Nosso rumo natural é reproduzir a aliança nacional com o PSDB. Sempre tivemos afinidade com ele?, completa. A fidelidade de democratas favoráveis ao bloco governista também será questionada. ?Nem a lei permite nem o povo entende estar de um lado e ao mesmo tempo em outro palanque?.

Edson reitera que mesmo com o posicionamento de João Vicente em oposição à base aliada, a aliança com o PTB estaria inviabilizada já que o senador assinalou que manterá um palanque no Piauí para a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), como candidata à presidenta. ?Esse caminho no palanque da Dilma é fechado para nós?, frisa Ferreira.

Apesar de manter uma relação política estreita com Claudino, o presidente do DEM no Piauí, o deputado federal José Maia Filho, admite que a saída de Sílvio Mendes da PMT foi um ?sacrifício? e seria negativo para o partido abandonar o tucano em sua empreitada rumo ao Palácio de Karnak. Mainha, no entanto, ainda acredita que as correntes dissidentes do DEM poderão se unir em apoio a apenas um candidato de oposição. ?Estamos trabalhando para que a aliança entre PSDB e PTB seja possível, mas isso só poderá ser definido nos próximos meses?. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES