Democrata alerta bancada em Brasília para agilizar criação do Gurguéia

O deputado alertou para a possibilidade do Piauí ficar no fim da fila na pauta do Congresso Nacional, caso não exista uma mobilização em Brasília

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Edson Ferreira (DEM) repercutiu na tribuna da Assembléia Legislativa do Piauí, na sessão desta quinta-feira (22) a aprovação de requerimento no Congresso Nacional para votar em regime de urgência, projeto de criação de mais dois Estados no país: Carajás e Tapajós.

Na oportunidade o deputado alertou para a possibilidade do Piauí ficar no fim da fila na pauta do Congresso Nacional, caso não exista uma mobilização entre deputados e senadores do Piauí em Brasília para a votação da criação do Estado do Gurguéia.

O requerimento em questão solicitava a realização de um plebiscito nos municípios envolvidos, passo decisivo no processo de formação dos Estados. O democrata acrescentou que a bancada piauiense em Brasília deveria seguir o exemplo dos parlamentares tocantinenses.

?Os senadores e deputados federais do Piauí deveriam se inspirar com a aprovação do pedido que estabelece a realização de consulta. Vale ressaltar que a aprovação não é terminativa. Portanto, segue agora para votação no Plenário e posteriormente será enviada para a Câmara dos Deputados?, explicou Ferreira.

Para o parlamentar, trata-se de um pensamento retrógrado as declarações afirmando que a criação de um estado significa despesa para a União, observando que existem benefícios e vantagens na criação de um novo estado.

?A visão não pode ser de divisão, tem que ser desenvolvimentista, pois os estados recentemente criados, Mato Grosso do Norte e Mato Grosso do Sul e a divisão do estado de Goiás são exemplos que comprovam os benefícios que a população desses estado tiveram?, acrescentou.

Edson Ferreira comentou que de 1989 á 2006, o Produto Interno Bruto (PIB) dos estados do estado do Goiás e do Tocantins cresceram 155%, enquanto que o Brasil cresceu 58%, observando que o Tocantins é o estado que mais cresce na federação, fato que não é diferente do que acontece no Mato Grosso do Sul, que atualmente avalia a possibilidade de criar o estado do Pantanal.

Além da geração de oportunidades que o novo Estado cria para todos os brasileiros, o deputado enfatizou que com criação do Gurguéia, os recursos das transferências constitucionais anuais pra os piauienses, serão duplicados dos atuais R$ 3 bilhões para perto de R$ 6 bilhões.

"Duplicaremos as receitas do FPM, os investimentos, as obrigações sociais. Só tem vantagem a criação do Estado do Gurguéia. O Piauí está ficando para trás?, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES