Dep. Silas Freire cobra nomeação de concursados em Câmara Federal

Concursados marcam audiência com MPF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A saga dos aprovados no concursos público realizados pela Eletrobrás ganhou mais um capítulo polêmico. Finalmente, a empresa convocou os 1 mil e 100 aprovados para a realização dos testes físicos, mas deu apenas cinco dias úteis para realização de exames médicos.

Diante disso, os aprovados solicitaram uma audiência com representantes da Eletrobrás e com o procurador do Ministério Público, José Wellington. A audiência aconteceu na tarde desta quarta feira (15).

“São 1 mil e 100 pessoas que devem realizar consultas médicas, exames necessários e obtenção de atestados. É impossível que neste pequeno prazo todos consigam fazer todo o procedimento, até porque muitos dos candidatos precisam recorrer a rede pública de saúde. Desta forma, eles poderiam acabar perdendo a vaga que tanto esperam", frisa a advogada Rubenita Lessa que acompanha o martírio dos concursados, a pedido do deputado federal Silas Freire.

O procurador José Wellington acatou o apelo dos aprovados no concurso e considerou o prazo insuficiente e prejudicial aos candidatos. Ele recomendou que a Eletrobrás suspenda o edital de convocação para os testes físicos. O novo edital deve assegurar que os candidatos tenham um prazo de 30 dias entre a data da convocação e a realização dos testes. Caso a suspensão não aconteça, a Procuradoria do Trabalho entrará com uma ação judicial contra a Eletrobrás.

 A representante dos aprovados no concurso da Eletrobrás, Eveline Martins, comemorou a decisão, mas destacou que a tranquilidade só virá quando finalmente estiver nomeada: “Estudamos, nos esforçamos para conseguir ser aprovados no concurso público e ter a tão sonhada estabilidade e não é justo correr o risco de ser eliminado do concurso por não ter tido a oportunidade de realizar o teste físico,  devido ao pequeno prazo que nos foi dado para adquirir o atestado. Como poderíamos todos realizar estes exames em tão pouco tempo?”, indaga a concursada.

Entenda o caso

Este não é o primeiro entrave que os aprovados no concurso da Eletrobrás enfrentam, tanto que o deputado federal Silas Freire logo em seu primeiro pronunciamento na Câmara Federal cobrou a nomeação deles. O parlamentar também destacou que é mais difícil ser nomeado depois de aprovado do que passar no concurso. Silas Freire disse ainda que se dedicaria a buscar saídas para obrigar os gestores para chamar os aprovados conforme o previsto em edital.

Em março deste ano, Silas Freire se reuniu com o Presidente Nacional da Eletrobrás, o engenheiro José da Costa Carvalho Neto, no Rio de Janeiro, e cobrou uma solução. O presidente se comprometeu em analisar o caso e pediu um prazo para dar uma resposta aos concursados.

A resposta não foi satisfatória e o deputado Silas Freire mostrou o seu descontentamento no plenário principal da Câmara. “Fui até o Rio de Janeiro exigir explicações do presidente da Eletrobrás e ele simplesmente mandou uma frase dizendo que do primeiro concurso foram chamados 42, do segundo não foi convocado ninguém e que fará o terceiro concurso. Nós do Piauí, exigimos respeito. O presidente Costa pode enviar essa resposta aos pariceiros dele”, disse, em pronunciamento inflamado.

Em uma nova medida do deputado, ele encaminhou um ofício ao Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, José Heraldo de Sousa, na qual solicitou que o órgão requisitasse a prisão do Diretor Presidente da Companhia Energética do Piauí, caso os terceirizados irregulares não fossem substituídos pelos aprovados. “Por inúmeras vezes, a Eletrobras foi notificada e penalizada com multas, mas de nada adiantou. Os concursados ainda vivem o martírio. Vamos ver se o MPT acata nosso pedido e pede a prisão do presidente desta empresa. Já que eles não temem multas, que eles temam a cadeia”, completou na época Silas Freire.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES