Depoimento de Mauro Cid se estende por mais de 9 horas; investigação avança

A colaboração de Mauro Cid avançou após interrogatórios recentes, onde ele e seu pai foram confrontados sobre informações trocadas por telefone.

Mauro CId | Geraldo Magela/Agência Senado/Flickr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O depoimento de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, ocorre há mais de nove horas na Polícia Federal nesta quinta-feira (31). A colaboração de Mauro Cid avançou após interrogatórios recentes, onde ele e seu pai foram confrontados sobre informações obtidas dos celulares do general e de Wassef. Além disso, outros indícios da investigação foram apresentados a Mauro Cid.

Osmar Crivelatti, assessor de Bolsonaro, passou o dia prestando depoimento à PF e respondeu às perguntas dos investigadores. Ele não optou pelo silêncio e é um dos alvos da operação da PF em agosto, tendo trabalhado junto com Mauro Cid na presidência.

O escândalo das joias sauditas levou Jair Bolsonaro, Michelle e membros próximos da gestão a deporem na Polícia Federal. A investigação foca em um suposto esquema de desvio de joias de viagens ao exterior que pertenceriam à União. Os depoimentos ocorreram em salas separadas e sem celulares.

Os investigadores possuem detalhes das negociações ilegais e agora buscam entender os destinatários dos recursos da venda das joias. O inquérito reúne evidências do envolvimento dos investigados nas transações e na rota do dinheiro, tanto nacional quanto internacionalmente.

Diligências adicionais, sob autorização judicial, são conduzidas em sigilo para preservar a etapa final da investigação, que envolve cooperação internacional com os EUA. A PF ouviu oito pessoas sobre o caso das joias, incluindo Bolsonaro, Michelle e outros próximos ao casal. Bolsonaro, Michelle, Wajngarten e Câmara optaram por ficar em silêncio, apontando que o STF não é a instância adequada para a investigação.

O ministro Alexandre de Moraes trouxe o caso para o STF, já que militares e aliados de Bolsonaro envolvidos também estão mencionados em outros inquéritos, como os casos das fake news e das milícias digitais.

Entre os depoentes estão o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid (filho) e o seu pai, Mauro Cid. Por volta das 11h, todos os intimados já haviamchegado às sedes da PF em Brasília e em São Paulo. São eles:

  • Jair Bolsonaro: ex-presidente
  • Michelle Bolsonaro: ex-primeira-dama
  • Mauro Barbosa Cid: ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
  • Mauro Lourena Cid: pai de Cid, general da reserva que foi colega de Bolsonaro na Aman
  • Frederick Wassef: advogado de Bolsonaro
  • Fabio Wajngarten: ex-chefe da comunicação do governo Bolsonaro
  • Marcelo Câmara: assessor especial de Bolsonaro
  • Osmar Crivelatti: assessor de Bolsonaro


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES