Exclusivo Deputada apresenta PL para proibir transporte de animais em porão de aviões

De acordo com o projeto, animais domésticos devidamente vacinados poderão ser transportados junto com seus tutores

Avalie a matéria:
Deputada apresenta PL para proibir transporte de animais em porão de aviões | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) apresentou o Projeto de Lei nº , de 2023, que propõe regular o transporte de animais domésticos em voos nacionais no Brasil. A proposta visa estabelecer diretrizes para garantir um transporte seguro e adequado para animais de estimação em aeronaves dentro do território brasileiro.

De acordo com o projeto, animais domésticos devidamente vacinados poderão ser transportados junto com seus tutores, que serão responsáveis pelo bem-estar dos animais durante o voo. As companhias aéreas deverão reservar um local apropriado na cabine da aeronave para garantir a segurança dos animais e o conforto dos passageiros.

A proposta proíbe o transporte de animais domésticos no porão das aeronaves, uma prática que tem sido alvo de críticas devido aos riscos envolvidos para os pets. O projeto determina que os animais devem ser transportados em caixas ou com guias para garantir sua segurança, e a cobrança de tarifas ou passagens ficará a critério das companhias aéreas, desde que não ultrapassem o preço da passagem do responsável pelo animal.

A regulamentação dos detalhes necessários para a implementação da lei ficará a cargo do Poder Executivo, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil, que terá até 90 dias para estabelecer as normas específicas.

A justificativa do projeto destaca a importância de proteger a vida dos animais domésticos durante o transporte aéreo, citando um caso recente em que um erro da companhia aérea Gol resultou em danos ao animal de estimação de um passageiro. A proposta busca garantir um transporte mais digno e seguro para os pets, com a supervisão de seus tutores.

O QUE ACONTECE AGORA? O projeto de lei agora segue para discussão e votação na Câmara dos Deputados



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES