Deputada denuncia 'racismo algorítmico' após ser retratada em posse de arma

Na postagem feita pelas redes sociais da parlamentar, ela relata que foi retratada pela ferramenta em posse de uma arma de fogo

Deputada denuncia 'racismo algorítmico' após ser retratada em posse de arma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (26), a deputada estadual Renata Souza (Psol), relatou desconforto ao gerar uma imagem por inteligência artificial. Na postagem feita pelas redes sociais da parlamentar, ela relata que foi retratada pela ferramenta em posse de uma arma de fogo.

Renata explica ter criado através do site uma imagem inspirada nos personagens dos estúdios Disney e Pixar, usando as seguintes características: uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de estampa africana e em um cenário de favela. A ferramenta, porém, gerou a imagem de uma mulher negra segurando uma arma.

"Não pode uma mulher negra, cria da favela, estar num espaço que não da violência? O que leva essa 'desinteligência artificial' a associar o meu corpo, a minha identidade, com uma arma?. Enquanto presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico observo o quanto pessoas negras podem ser vitimadas por mecanismos, como o reconhecimento facial, mesmo sendo inocentes”.

A deputada divulgou um vídeo na noite da última quarta, explicando que a arte havia sido criada na tentativa de participar de uma "trend". Segundo ela, a imagem foi produzida pela Microsoft Bing, empresa que ela disse entrar em contato para buscar "um canal de diálogo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES