Deputada do dinheiro na bolsa tem o mandato cassado

Eurides Brito (PMDB) foi filmada recebendo maços de dinheiro

Avalie a matéria:
Deputada durante coletiva em 16 de maio | Rodrigues ABR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Legislativa do Distrito Federal cassou nesta terça-feira (22) o mandato da deputada distrital Eurides Brito (PMDB), flagrada colocando dinheiro na bolsa durante a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Eurides, que conseguiu na Justiça uma liminar para que a votação fosse secreta, não compareceu à Câmara Legislativa.

A peemedebista teve o mandato cassado por 16 votos a favor, 3 contra e 3 abstenções. Apenas um dos 24 parlamentares da Câmara Distrital não compareceu à sessão ? o deputado Benício Tavares (PMDB) está afastado por motivos de saúde. Antes da votação, a maioria dos deputados presentes usou a tribuna para manifestar sua posição sobre o processo de cassação.

Eurides era processada por quebra de decoro parlamentar. Ela foi a primeira cassada entre os oito parlamentares investigados de participação no esquema de corrupção chamado de mensação do DEM. Júnior Brunelli (PSC), que ficou conhecido como o deputado da "oração da propina" e Leonardo Prudente (DEM), que foi flagrado colocando dinheiro nas meias, renunciaram ao mandato parlamentar para fugir do processo de cassação.

O advogado de Euridice, Jackson Domênico, disse acreditar ser possível recuperar o mandato da parlamentar pela via judicial, mas afirmou que a decisão cabe à deputada cassada. ?Recorrer ou não recorrer é uma decisão da parlamentar. Tenho convicção plena de que ela pode recuperar o mandato na Justiça.?

O advogado não quis comentar a origem do dinheiro que a deputada foi flagrada colocando na bolsa. Eurides foi filmada pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa recebendo maços de dinheiro. ?Não quero entrar nesses pormenores?, disse ele, sobre o dinheiro. Na defesa da parlamentar, feita em plenário antes do começo da votação, o advogado alegou que os fatos aconteceram antes de ela assumir o cargo.

?Os fatos acontecerem antes de 2007, quando ela assumiu o mandato, portanto não poderiam fazer parte do processo.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES