Deputado apresenta projeto para empregar 300 mulheres após as demissões da Suzano

300 mulheres receberam capitação e treinamento para trabalharem com o manejo de mudas e preparo da terra.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades e representantes do município de Monsenhor Gil estiveram nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Piauí. A visita teve o objetivo de pedir apoio para 130 mulheres demitidas pela empresa Suzano Papel e Celulose, que anunciou paralisação dos investimentos no Estado e, consequentemente, a desativação do viveiro de mudas de eucaliptos no município. Buscando solução para o problema, o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) apresentou um requerimento solicitando ao Governo e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a implantação de um programa de horta comunitária que absorva a mão de obra qualificada da cidade.

Segundo dados da Suzano, 300 mulheres receberam capitação e treinamento para trabalharem com o manejo de mudas e preparo da terra. Para o deputado Fernando Monteiro a mão de obra poderia ser aproveitada em um programa específico para essas mulheres como, por exemplo, uma horta comunitária.

?A nossa preocupação é com as mães de famílias que ficaram desempregadas, que têm contas a pagar. Em Monsenhor Gil temos esse grupo de mulheres que passaram por um extenso treinamento com a Suzano e que se constitui em uma mão de obra altamente qualificada, que seria um desperdício não aproveitar. E nada melhor que do uma horta comunitária ou programa de produção agrícola para ser fonte de renda para essas famílias?, disse o deputado.

João Filho, vereador da Câmara de Monsenhor Gil, avalia que a economia da cidade terá uma perca de R$ 240 mil por mês. De acordo com o vereador, a demissão sem aviso prévio casou tristeza em todo o município.

?A cidade está um caos. Muitas dessas pessoas estavam empregadas, tinham contraído empréstimos consignados para construção de imóveis ou aquisição de veículos e agora, desempregadas, não têm como honra suas dívidas. É um problema sério que a Câmara Municipal de Vereadores está buscando resolver pedindo o apoio da Assembleia Legislativa através do deputado Fernando Monteiro, que está intermediando nossa solicitação junto ao Governo do Estado?, explicou João Filho.

Além de apresentar o requerimento, o deputado Fernando Monteiro sugeriu que essas mulheres criem uma associação para melhor organizar o grupo. Nesta terça-feira (19), o ele irá se encontrar com o governador Wilson Martins para realizar a solicitação formal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES