Deputado defende regulação das relações de trabalho por aplicativos

Deputado Airton Faleiro, presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, diz que regulação trabalho por aplicativo é prioridade.

Deputado Airton Faleiro | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, deputado Airton Faleiro (PT-PA), afirmou nesta quarta-feira, 12, na Câmara dos Deputadosque o sucesso do governo Lula na área do emprego vai depender da integração da pasta com a Comissão de Trabalho da Câmara.

O deputado diz que uma das prioridades é o combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil, destacando que foi criada uma subcomissão no colegiado para tratar do tema.

Deputado Airton Faleiro defende mais proteção a trabalhadores de aplicativos (Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)Outra prioridade, segundo o deputado Faleiro, é a regulação das relações de trabalho por aplicativos, que também será tratada em subcomissão.

Sobre o assunto, Marinho informou sobre a formação de outro grupo de trabalho tripartide, para a regulação do trabalho por aplicativos. A proposta é fazer o enquadramento econômico e promover a proteção social dos trabalhadores.

O ministro respondeu que concorda que é preciso dar possibilidades ao trabalhador e isso não implica que todos tenham obrigação de ser regido pela CLT, pois há possibilidade de ser autônomo e contribuir com a Previdência de forma autônoma.

“Eu disse e repito: se a Über quiser ir embora do Brasil, o problema é dela, não é dos trabalhadores ou da economia brasileira, porque no lugar da Über surgirá tantos outros aplicativos, como já tem”, disse ainda o ministro.

Concurso para auditor do Trabalho

Faleiro também destaca o FGTS como tema relevante, devido à grande quantidade de projetos na Câmara sobre o assunto, além do aumento do salário mínimo e a valorização da negociação coletiva nas relações de trabalho.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, concorda com as prioridades elencadas por Faleiro, como o combate ao trabalho degradante e citou que nos primeiros 100 dias de governo foram libertados 1.127 operários do trabalho análogo à escravidão.

A mais recente lista de trabalho análogo à escravidão, atualizada em 5 de abril pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), traz 289 empregadores ficha suja.

Marinho destacou a necessidade de realizar novos concursos para auditores do Trabalho, que hoje são insuficientes para dar conta da fiscalização. Além disso, o ministro quer aumentar a participação dos sindicatos de trabalhadores nos acordos com cada segmento econômico, especialmente do setor rural, para garantir transparência e controle social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES