Deputado e ex-jogador Marques faz exoneração por nepotismo em MG

Marques diz que não houve má-fé ao contratar filhos de ex-empresário

Deputado estadual Marques Abreu (PTB-MG) | ALMG
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A exoneração de dois funcionários do deputado estadual Marques Abreu (PTB-MG) foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do Legislativo. Os dois são filhos de um ex-empresário de Marques que também ocupa função no gabinete. Por isso, foi levantada a suspeita de nepotismo.

Marques, um ex-jogador de futebol e foi o segundo deputado estadual mais votado em Minas em 2010, defende-se e alega que não sabia que a contratação podia ser irregular. ?É uma questão que me deixou muito chateado. Para mim, o nepotismo era tão somente ligado ao deputado?, disse Marques, que passou por vários times do futebol brasileiro, como Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco e Atlético-MG, onde era considerado ídolo.

Segundo Marques, não houve má-fé ao nomear e empossar os funcionários. ?Em nenhum momento houve má-fé. Exoneramos no ato, até que seja apurado. Era a decisão que me cabia no momento. Foi a resposta que eu podia dar à sociedade e aos meus eleitores. Já tinha feito algo parecido quando abri mão da verba de auxílio moradia. Quero que meu gabinete seja um exemplo na casa?, afirmou o deputado ao G1. Em outubro do ano passado, Marques Abreu foi o segundo deputado estadual mais votado em Minas Gerais e foi eleito com 153.225 votos.

De acordo com o Ministério Público Estadual, o caso vai ser investigado pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. Em nota oficial, o gabinete do deputado declarou que a exoneração dos dois auxiliares foi feita ?para que não paire nenhuma dúvida? sobre o comportamento do parlamentar e seus servidores. A exoneração publicada nesta terça-feira (26) tem validade retroativa à data de ontem.

Conforme texto do Diário Legislativo, deixaram os cargos de técnico executivo Carlos Cezar Batista dos Santos Dias e Carlos Eduardo Batista dos Santos Dias. De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), eles cumpriam carga horária de 8 horas e recebiam, respectivamente, R$ 6.779,55 e R$ 7.118,55. O pai deles é Aurélio Luiz dos Santos Dias, nomeado em 1º de fevereiro deste ano para o cargo de técnico executivo de gabinete.

Perguntado se Aurélio atuava como chefe de gabinete, o deputado Marques alegou que a função não existia entre seus servidores. Ao serem empossados, Carlos Cezar e Carlos Eduardo assinaram declaração que não possuíam parentesco com pessoas ocupantes de cargos de chefia, de acordo com a assessoria da ALMG. A Assembleia Legislativa esclareceu que a função de técnico executivo do gabinete, ocupada pelo ex-empresário de Marques Abreu, não é formalmente um cargo de chefia e por isso não haveria falso testemunho.

?É bom deixar claro que eram dois funcionários excepcionais, formados em advocacia, que trabalhavam para mim antes e faziam toda a diferença no gabinete. Agora é aguardar as determinações a serem estabelecidas?, disse o deputado ao se referir à investigação do Ministério Público.

A questão do nepotismo é tratada na Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal. Segundo o texto, alguns tipos de contratações violam a lei. Leia o texto na súmula na íntegra. ?A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES