Deputado federal operou Caixa 2 na campanha de 2010

A ação foi autuada na última segunda-feira (10), na Seção Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral-AM

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) pediu a cassação do diploma e do mandato do deputado federal Silas Câmara (PSC) por arrecadação e gastos ilícitos com uso de caixa 2 nas Eleições 2010.

Segundo o MP, está comprovado, inclusive por meio de escutas telefônicas, que Silas Câmara comandou a movimentação irregular de dinheiro na campanha da mulher dele no Acre, Antônia Câmara (PSC), que também se elegeu deputada federal.

A ação foi autuada na última segunda-feira (10), na Seção Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), em Manaus.

O argumento do Ministério Público Eleitoral para cassar o diploma de Silas Câmara é que a movimentação irregular de dinheiro para compra de votos em municípios do Acre teve reflexos na eleição do Amazonas.

A mulher de Silas Câmara é alvo de três ações de investigação judicial eleitoral no Acre por compra de votos, distribuição de bens e formação de "caixa dois" nas Eleições 2010.

Na investigação feita pela Polícia Federal (PF), que apura as práticas de abuso de poder econômico e caixa dois, o deputado federal pelo Amazonas aparece como principal financiador da campanha milionária de Antônia Luciléia, mais conhecida como Antônia "Lúcia".

Em setembro de 2010, a PF apreendeu, no Acre, R$ 472,13 mil dentro de uma caixa de papelão com os filhos do casal, que, supostamente, tinham como destino a Rádio e Televisão Boas Novas, da qual Lúcia é sócia.

Na ação do Ministério Público, o órgão diz que o deputado federal "operou e dirigiu decisões de campanha política (da esposa), bem como tramou a entrega de recursos financeiros à margem da contabilidade oficial" nas eleições.

Segundo o MP, os municípios de Guajará e Ipixuna, próximos ao Acre, deram votação colossal a Silas.

Escutas

Em gravações autorizadas pela Justiça, interceptadas pela Polícia Federal, o deputado federal Silas Câmara aparece perguntando a um cabo eleitoral como estão os votos em Guajará. Na mesma gravação, ele acerta com o cabo eleitoral a "data ideal para as soluções finais".

Numa das sequências das gravações, segundo o Ministério Público Eleitoral, a deputada federal eleita, Antônia Câmara, pede o apoio financeiro do marido para continuar comprando votos e vencer a campanha.

Silas Câmara pergunta a mulher quanto ela precisa "por dentro" (declarado) e quanto ela precisa "em mãos" (caixa 2). Ele insiste: "Quero saber quanto você precisa para não perder a eleição", no que a esposa responde: "Faz os teus cálculos, o que faltar ...". Silas Câmara termina a conversa com a afirmação: "Menina, deixa de ser chata, deixa de ser coitadinha. Diz o quê que tu precisa".

Em outro trecho, quando o casal fica sabendo do dinheiro apreendido no Acre, em setembro de 2010, a mensagem informa que os filhos foram presos pela PF.

Em seguida, é dada a ordem de fazer uma limpeza imediata na casa dos filhos. Mais a frente, a mensagem trocada com a deputada eleita é de "meu telefone está grampeado. Não manda mais mensagens".

Segundo o MPE, o dinheiro seria entregue no dia 10 de setembro, mas foi apreendido com o filho do casal no dia 6 de setembro.

Documentação

Ainda segundo o MP, o deputado federal Silas Câmara fez uso de documentos falsos na prestação de contas dele; omitiu doações feita a mulher no Acre; omitiu também todos os recursos estimáveis em dinheiro decorrentes do apoio político recebido pelos aliados de Antônia Câmara no Acre, que geraram dividendos em municípios do Amazonas.

Grupo usava igreja

A mulher de Silas Câmara, a deputada federal eleita pelo Acre, Antônia Câmara, aparece na investigação feita pela Polícia Federal no Acre como coordenadora de uma "quadrilha" que utiliza o patrimônio da Rádio e TV Boas Novas Ltda em atividades ligadas à campanha eleitoral.

Segundo a PF do Acre, o grupo financia a doação e diversas vantagens a eleitores em troca de votos para os candidatos do PSC inclusive gasolina, bicicletas, motores, dentaduras, óculos e dinheiro em espécie. Antônia Câmara também é acusada de captar pastores e líderes religiosos para elaborarem uma lista de "fiéis" para votarem nos candidatos do PSC.

A investigação mostrou que quantias clandestinas foram recebidas para custear os atos do grupo. Exemplo é o valor apreendido com os filhos de Antônia e Silas Câmara.

Uso indevido

A PF do Acre interceptou várias conversas telefônicas e mensagens trocadas a partir do celular cedido por Silas Câmara à mulher dele. O celular é pago pela Câmara Federal e o uso deveria ser exclusivo do deputado.

Outro lado

A reportagem do portal acritica.com entrou em contato com o deputado federal Silas Câmara, por meio de seu telefone celular, mas a ligação foi transferida para a caixa postal. A deputada federal Antônia Câmara não foi localizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES