Deputado pede ao STF que declare vago cargo de Cunha

Ação pede que sejam realizadas novas eleições na Câmara

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta quarta-feira (18), o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para que seja declarada a vacância do cargo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara Federal. No último dia 5, o STF determinou o afastamento de Cunha do mandato, e consequentemente, da presidência da Câmara.

A alegação de José Carlos Aleluia também abrange uma medida liminar que, se for aceita, fará com que haja convocação de eleição para a presidência da Casa em um prazo de até cinco sessões. O mandado de segurança ainda pede a suspensão do ato da mesa diretora nº 88 , de 2016, assinado com data do último sábado (14), que determinou apenas a suspensão do exercício da presidência da Câmara sem declarar a vacância do cargo.

Essa deliberação da Mesa também manteve benefícios do mandato de Cunha suspenso, incluindo a assessoria do gabinete parlamentar.

"Na prática, Cunha continua influindo na Câmara, em outros poderes, inclusive no Executivo. Por isso, estou entrando com esse mandado de segurança, para declarar vago o cargo de presidente da Câmara e obrigar Waldir Maranhão [presidente interino] a convocar nova eleição", disse Aleluia. "Deixar Cunha com toda essa influência é como fraudar a decisão do STF que determinou o seu afastamento", declarou Aleluia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES