Deputado Popó diz que vai desafiar Suplicy no ringue

Parlamentares de primeira viagem participaram de evento na Câmara

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O boxeador Acelino Popó de Freitas, que a partir desta terça (1º) deve passar a ser conhecido por deputado Popó (PRB-BA), afirmou nesta segunda-feira (31) que vai continuar treinando boxe mesmo mudando-se para Brasília. Ele já antecipou seus primeiros adversários no ringue.

"Eu soube que o [senador Eduardo] Suplicy (PT-SP) é lutador de boxe, o primeiro a desafiar vai ser ele e [o senador] Magno Malta (PR-ES). São dois metidos a lutador de boxe, esse vai ser o meu primeiro desafio", brincou.

Assim como Popó, outros deputados de primeira viagem participaram nesta segunda do II Encontro Parlamentar da Câmara dos Deputados, evento de recepção aos novos parlamentares. O lutador foi eleito suplente na coligação de seu partido, e vai assumir a vaga deixada por Mário Negromonte (PP-BA), que assumiu o Ministério das Cidades - caso permaneça a regra de que a suplência deve ser indicada pela coligação.

Sobre a chegada à Câmara, Popó demonstrou espanto. "A gente fica um pouco perdido, aqui é muito grande. Eu já andei um tempão, pra voltar eu já não sei como volta, não", brincou, elogiando ainda a iniciativa da Casa de receber os parlamentares. "Antigamente, três anos atrás, eu calçava luvas e calções e colocava cinturões como campeão. Agora tenho que vestir terno e gravata. É totalmente diferente, tenho que estudar muito", afirmou.

Aprendizado

Nilda Gondim (PMDB) foi eleita na Paraíba deputada federal pela primeira vez e é também mãe do senador eleito Vitalzinho (PMDB-PB). Ela afirma que obteve experiência trabalhando por 12 anos como assessora na Câmara Legislativa de seu estado e que está por dentro das atividades que deve exercer na Câmara Federal. "Mas ainda tenho que aprender mais. Sempre precisa, né?"

O deputado eleito Jean Willys (PSOL-RJ), que ganhou fama após participar do programa "Big Brother Brasil", foi eleito usando como principal bandeira a defesa dos direitos do grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, travestis e transgêneros). Ele falou sobre como é chegar à Câmara como parlamentar. "Não tenho essas vaidades, não. Eu sou um instrumento de representação do povo, não tenho a vaidade com o poder", disse.

Quanto às suas primeiras ações no cargo, Willys prometeu ouvir a população. "Meu mandato é cercado de esperança. As pessoas me encontram na rua e falam: "Olha, vê lá! Faz o melhor para nós, trabalha!". De uma forma geral, as pessoas têm uma imagem muito negativa da Câmara, e acho que essa imagem precisa ser desconstruída", afirmou.

Reformas

Um novo deputado que não é novato nos corredores do Congresso é o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que a partir desta semana troca o Senado pela Casa vizinha. "A Câmara é o fórum de discussão um pouco mais acalorado, o fórum onde você tem a primeira discussão. O trabalho é semelhante ao do Senado, evidentemente", disse Azeredo.

Sobre as discussões que o Congresso deve receber a partir deste ano, ele disse que a expectativa é grande e que as propostas de grandes reformas devem ser priorizadas pelo governo.

"É uma expectativa positiva, acho que vamos ter muitos temas a discutir. A questão das reformas, se o governo não propuser neste primeiro ano, sinto muito. Ou o governo propõe as reformas tributária e política agora, ou acho que dificilmente teremos [a aprovação] ainda nesta legislatura. (...) O Brasil amadureceu muito nos últimos anos, e essa é a expectativa de que possamos avançar ainda mais", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES