Deputado propõe projeto de lei com psicólogos nas escolas estaduais

O projeto de lei é proposta do deputado Rubem Martins

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preocupado com o índice de evasão escolar, o deputado Rubem Martins (PSB) propõe a presença de profissionais de psicologia nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio do estado do Piauí.

De acordo com o parlamentar, a presença do psicólogo escolar facilitará o acompanhamento da rotina dos alunos, observância de mudanças de comportamento nas suas primeiras manifestações. “Essa presença constante é fundamental para estabelecer laços de confiança, inclusive com pais e responsáveis”, avalia.

Entre as atribuições do profissional na escola, o projeto de lei destaca a atenção especial à identificação de comportamento antissocial relacionados a problemas de violência doméstica; assédio escolar (bullying); abuso sexual e uso de drogas. O projeto de lei propõe ainda a atuação do psicólogo junto às famílias, corpo docente e discente através de intervenções sócio educativas e preventivas.

 Para Rubem Martins as drogas, alcoolismo, famílias desestruturadas têm sido fatores que impedem o bom desenvolvimento escolar, por isso a importância de oferecer alternativas para a construção de um novo ser no espaço escolar, familiar e na sociedade.

 “O profissional de psicologia tem um papel preponderante nas sociedade, instituições, principalmente na atualidade, onde os índices de violência tem afetado o aluno em seus espaços de convivência”, justifica.

 A matéria atribui a Secretaria Estadual de Educação e Cultura SEDUC a responsabilidade de coordenar a inserção dos profissionais de psicologia nas escolas públicas da rede estadual de ensino



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES