Exclusivo Deputado propõe revisar benefícios aprovados de forma irregular pelo INSS

O objetivo do programa é revisar benefícios e pedidos de benefícios concedidos de forma irregular, visando garantir a correção das informações e evitar fraudes .

Deputado propõe revisar benefícios aprovados de forma irregular pelo INSS | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Samuel Viana (PL-MG), apresentou, nesta quarta-feira (10), um projeto de lei que trata sobre a inclusão, em caráter permanente, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Programa Especial para Revisão de Benefícios com Indícios de Deferimento Irregular e o Programa Especial para Revisão de Pedidos de Benefícios com Indícios de Indeferimento Irregular, além da Política de Dados Abertos do INSS. 

O objetivo do programa é revisar benefícios e pedidos de benefícios concedidos de forma irregular, visando garantir a correção das informações e evitar fraudes no sistema previdenciário. Já a Política de Dados Abertos do INSS tem como finalidade disponibilizar informações sobre a instituição, de forma transparente e acessível, para que a sociedade possa acompanhar e fiscalizar as ações do órgão.

O Programa Especial de Benefícios Deferidos estabelece critérios para identificar processos com indícios de irregularidade e evitar gastos indevidos por parte do INSS. Segundo a legislação, são considerados para esse programa os processos que apresentam risco potencial de acúmulo indevido de benefícios, pagamento indevido de benefícios previdenciários e assistenciais, suspeita de óbito do beneficiário, processos identificados como irregulares pelo próprio INSS com justificativas claras e objetivas, benefícios pagos em valores superiores ao teto previdenciário e outros casos previstos em Regulamento. 

Essas medidas buscam garantir a regularidade do sistema previdenciário e a utilização adequada dos recursos públicos. Compete ao Tribunal de Contas da União, à ControladoriaGeral da União, ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Força-Tarefa Previdenciária, na forma do Regulamento, requisitar a revisão de benefícios com indícios de deferimento irregular

Samuel Viana lembra, em sua justificativa, que uma ação semelhante já havia sido aprovada em 2019. O parlamentar se refere a Lei nº 13.846, que criou o Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade, que tinha como objetivo a análise de processos com indícios de irregularidade ou potencial risco de realização de gastos indevidos. No entanto, esse programa teve caráter temporário e não está mais vigente.

O deputado ainda reforça a necessidade da aprovação, apresentando dados, como o pagamento no ano de 2018 envolvendo aposentadorias, auxíliosdoença e outros benefícios, onde foram gastos R$ 92 bilhões em pagamentos de benefícios judicializados.

"Além disso, em nosso entendimento, os serviços prestados pelo INSS precisam se adaptar à evolução tecnológica e à possibilidade de receberem colaborações de outros entes públicos e entidades da sociedade civil para evitar que benefícios indevidos sejam pagos e que benefícios devidos sejam negados. Nesse sentido, apresentamos a proposta de que o INSS utilize “técnicas avançadas considerando o estado atual da tecnologia”, na execução do Programa Especial para Revisão de Benefícios com Indícios de Deferimento Irregular e do Programa Especial para Revisão de Pedidos de Benefícios com Indícios de Indeferimento Irregular".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES