Deputado quer distribuição gratuita de protetor solar a trabalhadores

A iniciativa tem como objetivo proteger a saúde desses trabalhad.res, que estão expostos a altas temperaturas e radiação solar

Deputado quer distribuição gratuita de protetor solar a trabalhadores | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Adilson Barroso, do Partido Liberal (PL), apresentou nesta sexta-feira (12), um projeto de lei que visa garantir a distribuição gratuita de protetor e bloqueador solar para trabalhadores rurais expostos ao sol. A iniciativa tem como objetivo proteger a saúde desses trabalhadores, que estão expostos a altas temperaturas e radiação solar durante a jornada de trabalho.

Segundo o deputado, a exposição excessiva ao sol pode causar doenças graves, como o câncer de pele, e afetar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. "O trabalhador cuja profissão exige exposição diária ao sol tem três vezes mais chance de desenvolver o câncer de pele, como nos casos dos trabalhadores rurais. Essa a importância do presente projeto de lei que trata diretamente de saúde pública".

O parlamentar justifica ainda que o câncer mais frequente no Brasil é o câncer de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados. De acordo com as estimativas, 90% dos casos de câncer de pele estão relacionados à exposição aos raios nocivos do sol.

O filtro solar ou protetor solar é um produto que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o uso do protetor é extremamente importante para a população, ele ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol. Portanto, continua sendo considerado indispensável o uso de protetores solares cosméticos por pessoas que trabalhem diretamente expostas ao sol, sob a pena de aumento exponencial do risco de aparecimento de algum tipo de câncer de pele. 

O projeto de lei prevê que o Ministério da Saúde seja responsável pela distribuição gratuita do protetor e bloqueador solar aos trabalhadores rurais, por meio de programas específicos. A medida também prevê a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da proteção solar e a orientação sobre a forma correta de aplicação do produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES