Exclusivo Deputado quer que CPF substitua cartão do SUS em todo o Brasil

O objetivo do PL, de acordo com Julio, é racionalizar e melhorar a prestação dos serviços de saúde pública no Brasil.

Avalie a matéria:
Deputado quer que CPF subtitua cartão do SUS em todo o Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Julio Lopes (PP-RJ) apresentou, nesta quarta-feira (21), um projeto de lei que sugere a substituição do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Certidão de Pessoa Física (CPF). O objetivo do PL, de acordo com Julio, é racionalizar e melhorar a prestação dos serviços de saúde pública no Brasil.

De acordo com o parlamentar, o uso do CPF como fonte única de identificação do paciente traz simplificação de sistemas, economia de recursos e ampliação de conteúdo informativo, facilitando os processos de controle de gastos, dos medicamentos e insumos utilizados, entre outras informações.

Ademais, a existência de inúmeras fontes cadastrais aumentam as probabilidades de falhas e inconsistências e acabam fragmentando dados relevantes que poderiam estar unificados sob um dos sistemas de identificação dos brasileiros mais antigos, que é o CPF.

Nesse sentido, o deputado elenca leis antigas e recentes que autorizam a adoção do CPF como documento universal. "Mais recentemente foi aprovada também a Lei n° 14.534, de 11 de janeiro de 2023, que estabeleceu o número de inscrição no CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Portanto, o que aqui se sugere é o próprio cumprimento da legislação acerca do tema".

Em sua justificativa, o parlamentar argumenta que todas as consultas, receitas e procedimentos poderão ser digitais, com informação ao paciente, usuário do sistema. O usuário deverá ter o seu CPF registrado na entrada do sistema de saúde e em todas as demais etapas: consultas, internações, operações. No caso de o usuário não ter o CPF, deverá ter meios para tirar o documento no local em que se dirigir para receber o atendimento hospitalar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES