Deputado Rodrigo Maia se despede da Câmara e vai atuar no setor privado

Em seu sexto mandato de deputado federal, ex-presidente da Câmara não concorreu nas últimas eleições

Deputado faz discurso na tribuna do plenário | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

deputado Rodrigo Maia (PSDB-RJ) usou a tribuna do Plenário nesta terça-feira para o seu último discurso como deputado federal. Ele não concorreu a cargo eletivo nas eleições de 2022 e encerra seu sexto mandato em 31 de janeiro do ano que vem.

“Depois de seis mandatos como deputado federal, tendo tido a oportunidade de presidir a Câmara por dois mandatos e mais alguns meses, não poderia deixar de usar a tribuna pela última vez – não para me despedir, porque ninguém sai da política, mas para agradecer”, disse. Rodrigo Maia foi presidente da Câmara dos Deputados de 2016 a 2021.

Rodrigo Maia faz discurso de despedida (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ele afirmou que deve voltar para a iniciativa privada, agora que não terá mais cargo eletivo. “Entendi apenas que era o momento de eu me dar a oportunidade de voltar para a iniciativa privada, estudar mais, me preparar mais, para poder ajudar mais”, disse. Maia iniciou a faculdade de Economia na Universidade Cândido Mendes em 1989, mas não concluiu o curso. Também trabalhou em instituições financeiras antes de ingressar na política.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Maia será um importante aliado na discussão dos temas tributários econômicos e fiscais. “Rodrigo Maia merece toda a homenagem. Tenho certeza de que você será, como sempre, um vencedor”, disse.

Trajetória

Ao analisar sua trajetória política, Rodrigo Maia destacou pautas aprovadas quando estava à frente da Câmara e que considerou bem-sucedidas: reforma trabalhista, novo marco regulatório do saneamento, reforma da Previdência, novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ele também destacou a atuação da Câmara durante a pandemia de Covid 19. “Na pandemia, a Câmara de Deputados foi peça fundamental e liderou as principais votações. Eu encerro esse meu ciclo aqui com muito orgulho e muita alegria”, disse.  Neste período, Maia liderou articulação em favor da criação do Auxílio Emergencial, do Orçamento de Guerra e outras ações para mitigar os efeitos da fase aguda da pandemia.

Defensor da reforma administrativa, que não foi aprovada, Rodrigo Maia criticou a aprovação de aumento salarial para o serviço público nesta terça-feira. 

“Já que estamos tratando de salário, a gente vê o hiato que existe entre os salários dos servidores públicos federais e os seus equivalentes no setor privado, o que concentra poder. Se alguém está ganhando muito, outros estão ganhando menos”, criticou.

Ele disse que vai votar a favor da PEC da Transição. “Como eleitor no segundo turno do presidente Lula, eu acredito que a gente deve colaborar”, disse.

Biografia

Depois que deixou a Presidência da Câmara, Maia assumiu a secretaria de Projetos e Ações Estratégicas do Estado de São Paulo entre agosto de 2021 e outubro de 2022. Pediu demissão após o governador Rodrigo Garcia declarar apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições.

Na Câmara, Rodrigo Maia foi líder do extinto DEM, presidente da comissão especial da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e relator da reforma política de 2015.

Ele nasceu em Santiago, Chile, em 1970. À época, seu pai, o político César Maia, estava no exílio. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES