Deputados barram voto preferencial e fim do segundo turno nas eleições

Os deputados retiraram da PEC uma série de dispositivos que previam um sistema em que o eleitor escolheria cinco candidatos em ordem decrescente de preferência, e venceria aquele que obtivesse a maioria absoluta

Avalie a matéria:
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12) destaque que mantém o segundo turno das eleições | Divulgação/ Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deputados federais aprovaram, no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (12), um destaque, apresentado pelo PT, à proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma eleitoral para barrar a adoção do modelo do voto preferencial que acaba com o segundo turno. 

O texto-base foi aprovado na noite de quarta-feira (11). Com 388 votos para barrar a mudança e 36 favoráveis, os deputados retiraram dele uma série de dispositivos que previam um sistema em que o eleitor escolheria cinco candidatos em ordem decrescente de preferência, e venceria aquele que obtivesse a maioria absoluta entre todas as múltiplas escolhas.

Plenário mantém segundo turno na eleição presidencial | FOTO: Divulgação/Câmara dos Deputados

O texto da relatora Renata Abreu (Podemos-SP) previa a adoção dessa estratégia a partir de 2024. Essa proposta acabaria com a possibilidade de segundo turno nas eleições para os cargos majoritários. Pelo texto, seria considerado eleito presidente o candidato que obtivesse a maioria absoluta das primeiras escolhas do eleitor, não computados os votos em branco e os nulos.

A análise da PEC da Reforma Eleitoral (Proposta de Emenda à Constituição 125/11) continua no plenário da Câmara dos Deputados. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES