Deputados bolsonaristas elaboram PL para conceder perdão ao ex-presidente

Além de Bolsonaro, Deltan Dallagnol também teria seus delitos perdoados

Aliados ainda acreditam que podem reverter a condenação de Bolsonaro | Mauro Pimental/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (30/06), o deputado bolsonarista Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou o projeto de lei que busca perdoar todos os ilícitos eleitorais cometidos desde 2016, o que incluiria a anulação da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. De acordo com a deputada Bia Kicis (PL-DF), o projeto já conta com 65 assinaturas de parlamentares inconformados.

A intenção do projeto é conceder anistia não apenas a Bolsonaro, mas também a todos os condenados por infrações civis eleitorais cometidas desde 2016 até a data de entrada em vigor da lei. Kicis mencionou o protocolo do projeto de lei em uma publicação, onde afirmou que a intenção é garantir o perdão ao ex-presidente.

Leia Mais

Na segunda-feira (03), o relator do texto apresentou um requerimento para ampliar a lista de coautores do projeto, visando impulsionar apoio e acelerar a tramitação do texto na Câmara. O deputado pretende demonstrar que a direita está unida e articulada em relação a essa proposta.

Reunião entre devotos de Bolsonaro

Os parlamentares do PL têm uma reunião marcada para esta quinta-feira (06) a fim de discutir o andamento do projeto no Congresso.

“O Parlamento tem o dever de enfrentar temas como o da anistia, proposto por mim e outros 70 parlamentares, de interesse nacional, evitando assim uma injustiça com alguém que em 2 eleições teve 120 milhões de votos e está sendo calado mesmo sem ter praticado crime algum”, disse Sanderson.

Após a coleta de assinaturas, a base aliada do ex-presidente planeja apresentar um requerimento de urgência para levar o caso diretamente ao plenário da Câmara. No entanto, essa medida dependerá da aprovação do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Sanderson ainda afirmou que a proposta de anistia a Bolsonaro e outros políticos direitistas começou a ser elaborada mesmo antes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluir o julgamento que tornou o ex-chefe do Executivo inelegível até 2030.

Conforme o texto do projeto, Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que teve seu mandato de deputado federal cassado pelo TSE, também seria beneficiado pela proposta, caso avance.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES