Deputados de SP acionam MP para barrar lei que homenageia coronel ditador

Erasmo Dias foi um militar que liderou a invasão na PUC paulista durante a Ditadura Militar

O movimento estudantil foi o principal alvo do militar | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (28), foi aprovada uma nova legislação que estabelece a mudança de nome de um entroncamento em Paraguaçu Paulista para "Deputado Erasmo Dias", em homenagem ao militar falecido. No entanto, parlamentares estão buscando que o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apresente uma ação judicial para declarar a iniciativa como inconstitucional. Eles argumentam que a nova lei viola as regras de uma legislação estadual que exige que a pessoa homenageada tenha prestado serviços relevantes à sociedade, à pátria ou à humanidade.

"Alguém, reconhecido e exaltado como participante de um regime ditatorial que torturou, matou, exilou e perseguiu milhares de pessoas no Brasil, instalou o autoritarismo e colocou fim ao Estado Democrático de Direito no país pode ter feito qualquer coisa, menos prestado serviços relevantes à pátria", expôs o ofício.

Erasmo Dias foi Secretário de Segurança Pública de São Paulo de 1974 a 1979 e ficou conhecido por liderar a invasão na PUC de São Paulo em setembro de 1977, em uma das últimas grandes operações da Ditadura Militar (1964-1985) contra o movimento estudantil.

Durante o ato público dos estudantes pela reorganização da União Nacional dos Estudantes (UNE), 854 pessoas foram detidas e levadas ao Batalhão Tobias de Aguiar. Dessas, 92 foram fichadas no Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops) e 42 acabaram sendo processadas com base na Lei de Segurança Nacional, acusadas de subversão.

Erasmo Dias também foi deputado federal entre 1979 e 1983 e deputado estadual entre 1987 e 1999. Ele faleceu em 2010, aos 85 anos.

A nova lei gerou reações e críticas. A reitora da PUC-SP, Maria Amália Pie Abib Andery, assim como professores e estudantes da universidade, assinaram uma nota de repúdio à iniciativa.

Em resposta, a gestão estadual afirmou por meio de uma nota que o projeto de lei "foi analisado sob os aspectos técnicos e jurídicos nos termos da lei nº 14.707, de 8 de março de 2012".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES