Deputados devem manter prisão de Chiquinho Brazão e discutir papel do STF

Debate sobre a manutenção da prisão do deputado e reflexão sobre o papel do STF marcam os corredores da Câmara dos Deputados.

Chiquinho Brazão | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prisão do deputado federal Chiquinho Brazãoacusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, continua sendo um tema central de discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Após um adiamento provocado pelo pedido do deputado Gilson Marques (Novo-SC), que atendeu à solicitação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e dos líderes partidários para que os parlamentares pudessem revisar o processo de prisão, a análise será retomada nesta semana.

Durante esse período de suspensão, parlamentares tiveram a oportunidade de analisar os detalhes do caso, e os sinais indicam que as bancadas do Centrão e da base governista estão inclinadas a manter a prisão de Brazão, dada a gravidade das acusações contra ele. No entanto, o posicionamento do Partido Liberal (PL) ainda não foi definido.

Além das acusações relacionadas ao assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, há indícios de que Chiquinho Brazão teria obstruído as investigações por mais de cinco anos, utilizando-se de recursos dentro do aparato policial. Para alguns parlamentares, esses elementos são mais que suficientes para justificar a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, a questão dos critérios para a prisão de parlamentares preocupa alguns congressistas, que consideram essencial aprofundar o debate sobre esse tema. Segundo a Constituição, deputados e senadores são invioláveis nas esferas civil e penal, exceto em casos de flagrante por crimes inafiançáveis, que precisam ser analisados pela própria Câmara.

O relator do caso na CCJ, Darci de Matos (PSD-SC), planeja concluir a votação no plenário da Casa no mesmo dia, embora preveja dificuldades nesse processo. Afinal, mesmo se aprovado na comissão, o parecer ainda precisará ser votado pelos 513 deputados, com um mínimo de 257 votos favoráveis para a manutenção da prisão.

Enquanto isso, nos corredores da Câmara dos Deputados, o debate sobre o papel do STF nesse contexto também está em evidência. A decisão do ministro Alexandre de Moraes de decretar a prisão de Brazão gerou questionamentos e reflexões sobre o equilíbrio entre os poderes e o respeito às prerrogativas parlamentares.

O deputado Chiquinho Brazão, que foi expulso do seu partido, o União Brasil, por unanimidade no dia de sua prisão, também enfrenta pressões internas. O Conselho de Ética da Câmara deve votar a abertura ou arquivamento do pedido feito pelo PSOL para cassar o mandato do parlamentar, adicionando mais um capítulo à saga política em torno desse caso complexo e controverso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES