Deputados e senadores assinaram CPMI dos metrôs de SP e do DF

A CPI mista, que ainda precisa ser instalada, vai ser composta por 14 deputados e 14 senadores, com igual número de suplentes

O pedido para a criação da CPMI do metrô foi lido em sessão do Congresso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao todo 197 deputados e 32 senadores assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar denúncias de irregularidade nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. O pedido, apresentado pela base do governo, foi lido na sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira (7). Os parlamentares tinham até a meia-noite para acrescentar ou retirar as assinaturas.

Agora, com a criação formal da CPI mista, o presidente do Senado, Renan Calheiros, vai determinar a partir de quando começa a contagem do período de cinco sessões para que os líderes indiquem os nomes que vão compor essa comissão. Se não indicarem, o presidente os indicará.

A CPI mista, que ainda precisa ser instalada, vai ser composta por 14 deputados e 14 senadores, com igual número de suplentes, conforme informações da Secretaria da Mesa do Congresso. O objetivo é investigar em até 120 dias as denúncias de formação de cartel, corrupção de autoridades, além de outros ilícitos nos contratos, licitações, execução de obras e manutenção das linhas de trens e metrôs no estado de São Paulo e no Distrito Federal.

Conforme a justificativa apresentada pelos senadores que pediram a criação da CPI mista, há indícios de que as empresas Siemens (alemã), Alstom (francesa), CAF (espanhola), Bombardier (canadense), Temoinsa, TTrans e Mitsui (japonesas) teriam participado da formação de cartel ? acordo entre concorrentes para fixação de preços ou quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação.

?As revelações envolvem as licitações para compra e manutenção de trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e para os metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. Foi alegada a exigência de superfaturamento que poderá ter chegado a R$ 557 milhões ou 30% do valor dos contratos e aditivos assinados no período de 1998 a 2007?, apontam parlamentares no requerimento de criação da comissão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES