Deputados planejam investigar Hamilton Mourão por incitar as Forças Armadas

Deputados do PSOL planejam acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar Hamilton Mourão

Senador Hamilton Mourão | Romério Cunha/VPR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deputados do PSOL planejam acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar Hamilton Mourão por supostamente instigar as Forças Armadas contra os Três Poderes.

Em uma postagem no X (antigo Twitter), o senador referiu-se à operação da Polícia Federal que investigava Jair Bolsonaro e aliados por suspeita de organização criminosa para um golpe de Estado como uma "devassa persecutória". Ele também convocou os militares a se posicionarem:

“Não podemos nos omitir, nem as Forças Armadas, nem a Justiça Militar, sobre esse fenômeno de desmando desenfreado que persegue adversários e que pode acarretar instabilidade no País”.

Os parlamentares alegam que Mourão pode ter violado o artigo 286, parágrafo único, incitando publicamente a animosidade entre as Forças Armadas ou contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade.

Eles também mencionam os artigos 359 L (tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito com violência ou grave ameaça, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais) e 359 M (tentativa de depor o governo legitimamente constituído por meio de violência ou grave ameaça).

A iniciativa é liderada por Sâmia Bomfim e apoiada por Fernanda Melchionna e Glauber Braga. "Incitar comandantes militares a reagir à responsabilização dos golpistas é ilegalidade gravíssima, é tentativa de reativar um golpe. Mourão apostou alto e vai perder. Pra começar, tem que perder o cargo de Senador", disse Sâmia.

Com informações de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES