Deputados precisarão de mais votos para se eleger no PI

Caso sejam aprovadas as alterações estipuladas pelo TSE, processo sucessório exigirá mais votos para os candidatos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se a redistribuição no número de parlamentares piauienses orientada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) for validada para as eleições deste ano, o Piauí perderá quatro parlamentares na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, enquanto aumentará a quantidade de votos necessários para eleger um deputado no Estado.

Os cálculos foram feitos pelo economista Maurício Costa Romão. Formado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e Secretário de Administração e Reforma de Pernambuco entre 1999 e 2006, Romão conversou com o Jornal Meio Norte e explicou o alcance das alterações no processo sucessório piauiense.

?Antes da minuta do TSE, as minhas estimativas para o Piauí projetavam os quocientes eleitorais para as eleições de 2010 à Câmara Federal em 176.496 votos e à Assembleia Estadual em 58.730 votos, números maiores que os registrados na eleição passada?, avaliou Romão, que publica hoje um artigo na página de Opinião do JMN.

Segundo ele, se a minuta prevalecer, impondo menos deputados ao Estado, esses quocientes sobem para 196.107 votos, no caso da eleição dos deputados federais, e para 65.256 votos, no que se refere aos deputados estaduais.

Os deputados Ismar Marques (PSB), Antônio Félix (PPS) e o advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil, estão hoje em Brasília para acompanhar a audiência pública que vai acontecer no auditório do TSE e discutirá a minuta expedida pelo Tribunal na semana passada.

A minuta do TSE retira uma vaga de deputado federal e três de deputados estaduais para o pleito deste ano no Piauí.

O Tribunal acatou um pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas e pretende adequar a distribuição de parlamentares pela quantidade de habitantes calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para entrar em vigor, no entanto, o texto precisa ser aprovada em plenário pelos magistrados.

Em relação à menor votação entre os eleitos, um deputado estadual eleito no Piauí deverá ter uma votação mínima aproximada de 19.511 votos (antes da minuta: 17.560 votos), e um eleito para a Câmara Federal terá, no mínimo, 51.183 votos (antes da minuta: 46.065 votos).

?Um aspirante a deputado estadual também pode até ter uma votação maior que 19.511 votos e não ser eleito, por conta do sistema em vigor de coligações e sobras eleitorais, por exemplo?, argumenta Maurício Costa.

O economista complementa que é remota a possibilidade do candidato ascender à Assembleia piauiense com uma votação inferior à mínima projetada.

?O mesmo se pode dizer do postulante à federal. Para ter chance de ocupar vaga na Câmara terá que superar inicialmente o mínimo de 51.183 votos. Abaixo dessa barreira, dificilmente se credenciará a uma vaga legislativa em Brasília?, pontuou.

Romão destaca que o problema da Audiência Pú-blica é que os estados beneficiados querem apoiar a Resolução enquanto aqueles que não sofreram modificações tendem a ficar neutros. ?A diminuição de parlamentares, mesmo que conte com a simpatia popular, não é positiva para o estado.

Diminui sua representatividade e sua força política, enfraquecendo as demandas do estado, em termos de força numérica, quantidade de votos e de vozes?, enfatiza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES