Deputados vão a Cajueiro da Praia para tratar sobre regularização fundiária

A proposta foi um dos encaminhamentos da primeira audiência, ocorrida no dia 23 de novembro, na sala da CCJ da Assembleia Legislativa

Deputados vão a Cajueiro da Praia para tratar sobre regularização fundiária | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está marcada para a próxima segunda-feira (6), às 9h, no salão paroquial de Cajueiro da Praia, uma nova audiência pública para discutir a questão da regularização fundiária naquele município, situado no litoral do Piauí. Desta vez, os deputados Teresa Britto (PV), Júlio Arcoverde (Progressistas), Dr. Hélio (PL), Ziza Carvalho (PT) e Francisco Costa (PT), requerentes do debate, solicitaram que a audiência aconteça no município de Cajueiro da Praia. A proposta foi um dos encaminhamentos da primeira audiência, ocorrida no dia 23 de novembro, na sala da CCJ da Assembleia Legislativa.

No primeiro debate, além dos parlamentares, estiveram presentes o prefeito de Cajueiro da Praia, vereadores e moradores do município, representantes de órgãos dos governos estadual e federal e o Ministério Público do Piauí. No entanto, as ausências de funcionários da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), dos proprietários de cartórios das cidades do litoral e dos titulares do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) dificultaram a retirada de encaminhamentos mais resolutivos da primeira audiência pública.

A proposta foi um dos encaminhamentos da primeira audiência, ocorrida no dia 23 de novembro, na sala da CCJ da Assembleia Legislativa - Foto: Ascom

No requerimento, os deputados propuseram a discussão da regularização fundiária, mas também defenderam a necessidade da cassação do RIP porque consideram que houve abandono da terra e o desatendimento da função social da propriedade que geram o impedimento do desenvolvimento local.

Os deputados esperam que, na audiência de segunda-feira, estejam presentes os representantes que faltaram ao debate realizado em Teresina. Receberam o convite da Alepi o prefeito de Cajueiro da Praia, os titulares do RIP, o Instituto Chico Mendes, os proprietários dos cartórios de Parnaíba e Luís Correia, Ministério Público Federal, Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, Instituto de Terras do Piauí, Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Município de Cajueiro da Praia, Comissão de Estudos Territoriais do Estado do Piauí, entre outros órgãos estaduais e federais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES