Desaconselhada pela Direção do PT, prévia será a única solução em alguns estados

O texto classifica as consultas internas de “inconvenientes e politicamente inoportunas”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Direção Nacional do PT aprovou ontem uma resolução que tem grandes chances de virar letra morta. A decisão de recomendar a não realização de prévias entre pré-candidatos ao Senado e ao governo estadual foi direcionada para Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Em pelo menos três, a disputa entre os petistas está tão acirrada que a única solução enxergada pelos dirigentes é a prévia, que a cúpula da legenda quer evitar para não contaminar a campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O texto classifica as consultas internas de ?inconvenientes e politicamente inoportunas?, mas DF, Minas e Rio não pretendem seguir a orientação. ?Todas as prévias sempre são acompanhadas de campanhas que podem acirrar os ânimos e deixar sequelas?, afirmou o presidente do PT, José Eduardo Dutra. ?Mas, no limite, não conseguindo que ambos concordem, faz-se a prévia?, emendou o dirigente.

O deputado Geraldo Magela (PT-DF) entrou na disputa contra o ex-ministro Agnelo Queiroz pelo governo do DF e forçou a realização da consulta interna, marcada para o dia 21. No Rio de Janeiro, nem o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, nem a secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, dão sinais de que podem abrir mão em prol do outro e a prévia será no dia 28 deste mês.

Constrangida

Em Minas Gerais, o diretório estadual aprovou a realização da prévia entre o ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. ?Mas lá a questão está longe de um acordo?, disse Dutra, lembrando que o impasse passa também pela aliança nacional com o PMDB (leia mais na página 5). A questão está encaminhada apenas em Pernambuco, onde o ex-ministro Humberto Costa e o ex-prefeito de Recife João Paulo Lima e Silva concordaram com termos de um pré-acordo e em levar a questão, em última instância, para a decisão de Dilma. ?Acho que se houver prévia em algum lugar, ela será bastante constrangida?, disse João Paulo.

» Acordo distante

O prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias, deu um ultimato à secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, na disputa pela indicação à vaga ao Senado. Diante do improvável acordo, ele estabeleceu a próxima segunda-feira como o prazo para a adversária e correligionária. Caso contrário, a cúpula estadual marcará prévias para 28 de março para escolher quem representará o PT na eleição.

A secretária disse que a única saída é a consulta interna por se tratar de um acordo improvável. Nenhum dos dois quer abrir mão. ?Temos até 6 de junho para apresentar uma solução diante da impossibilidade de acordo?, afirmou Benedita. Contrário às prévias, Lindberg disse que a solução precisa ser agilizada porque os dois têm o prazo de 2 de abril para se desincompatibilizarem dos cargos e ficarem aptos à eleição. Se não concorrer ao Senado, o prefeito continuará em Nova Iguaçu.

Ameno

O clima em Pernambuco é mais ameno e caminha para um acordo entre o ex-prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, e o ex-ministro Humberto Costa. Os dois participaram ontem de um encontro com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e acertaram um cronograma de consultas com os partidos aliados, pesquisas de intenção de votos e a chancela da ministra Dilma e do presidente Lula.

Em Mato Grosso, deve haver acordo de mão forte. O deputado Carlos Abicalil, que controla o partido, deve impor sua candidatura contra a senadora Serys Slhessarenko, evitando a consulta entre os filiados. Com o clima incerto nos estados, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) inscreveu-se para disputar o governo de São Paulo e abre a possibilidade de prévias. O presidente Lula já avisou que, sem a possibilidade de o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) disputar, o candidato será o senador Aloizio Mercadante. A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, que seria lançada ao Senado, minimizou as fricções internas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES