Des. Brandão de Carvalho fala sobre política em artigo

Para estudarmos a Política, temos antes de tudo que nos valermos das lições de Aristoteles, na Grécia antiga

Desembargador Brandão de Carvalho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Pauta de Opinião - Pauta Judicial

Não é muito difícil falar da política, ela acompanha o homem desde a concepção de vivermos atrelados a regras impostas dentro da contextualização normativa, visando a coletividade. A política se define como alguma coisa relacionada a grupos sociais, organização, direção e administração de nações em sentido “lato sensu” ou simplesmente Estados.

No meandro da ciência jurídica, é o Direito que tem sua aplicação nos problemas “interna corporis” de uma nação (política interna), incluindo também assuntos externos.

Nos atuais regimes que expressam a política através da democracia, diríamos que ela se configura como uma ciência política, sendo a atividade dos cidadãos que ocupam e se preocupam com os assuntos públicos, através do sufrágio universal e secreto.

Para estudarmos a Política, temos antes de tudo que nos valermos das lições de Aristoteles, na Grécia antiga. Naquela época, os gregos se organizavam em “ Polis”, que nada mais eram do que cidades-estados. Este termo teve muitas derivações do grego, latim, até chegar as línguas faladas na Europa, na época moderna, tornando-se em 1265, em “ Ciência dos Estados”.

Desembargador Brandão de Carvalho - Foto: TELSÍRIO ALENCAR/PAUTAJUDICIAL 

Nosso sintético estudo não se fixará a política partidária como é exercida hoje, inclusive dentre tantas nações, o nosso Brasil.  Trataremos a política mais como ciência, do que o aspecto pluripartidário que entendemos, mediante jogo e troca de interesses entre seus atores, o Estado e a massa que compõe todo esse aglomerado de pessoas, que juntamente com o território, línguas e costumes, formam uma Nação.

O termo política está um tanto vulgarizado por atos e omissões de muitos atores, que compõem este teatro q assistimos não só aqui, mas no mundo ocidental, do qual fazemos parte, onde abordamos o tema.

A política deve ser tratada como uma ponte de ligação permanente entre o bem comum, satisfazendo as necessidades mais prementes da sociedade, sem exclusão, sem distorção da moral, com a prevalência dos interesses mais primevas do homem: educação, saúde, habitação, segurança, justiça, dentre tantas outras.

É exatamente nesse ponto que examino a política  dentro do contexto Aristotélico, seus fundamentos e primados já fluíam na antiguidade grega, objetivando a felicidade individual do homem , o que denominamos de ética e no contexto da política da “ polis”, a felicidade coletiva dos cidadãos .

A política tem que ser umbilicalmente associada a moral, porque a finalidade única do Estado, é a virtude . Como discípulo de Platão, Aristoteles contestou sua tese, porquanto para ele, a democracia era a forma mais equânime de governar, enquanto Platão era um crítico do sistema político democrático .

Aristoteles escreveu sobre Política 8 (oito) livros, em algum deles prega a política ideal, embora em tempos tão distantes, edificam exemplos dignificantes para os tempos contemporâneos. Uma dentre inúmeros estudiosos de Aristoteles, Bárbara Fernandes , assim se reporta: “ tem-se que a obra é um dos grandes clássicos da filosofia do direito, bem como da filosofia política, pois foi nessa obra que o filósofo verteu o essencial de mais de quarenta anos de investigações que repercutem a sua concepção ampla de ciência política como filosofia das coisas humanas “.

Vamos tratar a política neste viés, concitando nossos mandatários e representantes assim fazê-lo, a política na sua acepção mais pura é a forma de trazer a paz, a felicidade , a igualdade , a supremacia e a guarda dos bens públicos , com a fiel aplicação dos impostos , extirpando o câncer da corrupção que em tudo dilacera nosso sistema político, tendo como meta , as necessidades pelo menos básicas do povo , destinatário mor de tudo que esse ser abstrato , mas que se torna visível  pela prestação dos serviços, que esse mesmo povo paga,  até exorbitantemente, mas que muitas das vezes, se desperdiçam pelos ralos do poder!

Vamo-nos politizar, tendo a política como um meio adequado é justo para a solução de todos os problemas, os mais prementes ou comezinhos que sejam, tendo como suporte final, o bem comum!    

  É exatamente nesse contexto que Aristoteles inicia seus estudos filosóficos sobre o Estado asseverando que se trata de uma sociedade e como tal, busca o bem maior em que todas as vantagens estão inseridas, tratando da formação da cidade  numa numa descrição autocrática “de que os mais fortes e inteligentes comandem , e os que só podem contribuir com o trabalho corporal , obedeçam.” Trata da constituição da familia entre um homem e uma mulher, postulados já alterados na sociedade contemporânea.  

A natureza fez o homem para conviver em sociedade, pois se assim não fosse, ele viveria em guerras constantes. Trata da servidão natural  entre o comandante  mais forte e os súditos subordinados e nessa contextualização, a figura do escravo ( hoje abolido em nossa sociedade).

Como também, da aquisição natural da economia, da aquisição artificial ou “crematistica” através da troca  em detrimento do dinheiro, que seria o escambo utilizado por algum tempo. Os poderes matriarcal e paternal , onde subordina a mulher a autoridade masculina, totalmente superado na atualidade.

Entretanto, quando Aristoteles se refere a a finalidade do Estado, sua conceituação permanece atualíssima e pujante , cujo objetivo é a convivência condigna , com a segurança perante a justiça e os esteios da honestidade. A eugenia da educação e o fim pacífico dela é também um de seus alicerces.

Para a concepção aristotélica, a democracia é o governo dos pobres, enquanto a oligarquia , o governo dos ricos, mas acima de tudo isso, se encontra a VIRTUDE . Estamos cientes nos dias hodiernos, que todos os conceitos e definições estão dentro de um contexto histórico , muitos já totalmente ultrapassados pela renovação milenar dos acontecimentos políticos , mas um fato importantíssimo persiste até nossos dias : a virtude em toda sua plenitude deve ser primordial para atividade política, hoje mesclada de vitupérios os mais horripilantes, numa sociedade que se diz justa e igualitária ! 

Terminando essa reflexão sobre a política hodiernamente, propugnamos por uma mudança radical de costumes que se entranharam como um tumor cancerígeno no tecido da atividade política ! A política é o exercício mensurado, concreto , imbatível , para estancar os descontroles , não forjá-los em benéfico de poucos , mas estendê-los àqueles que são seus reais destinatários no freio e contrapesos dos poderes , visando a felicidade geral de um povo, seja qual for seu sistema político .

A política exprime a arte de governar pra todos, repito sem exclusão , porque assim o fazendo, estamos negando ao povo tudo aquilo que tem direito para dignificação de seus altruísticos desejos, que dentre muitos, está o bem social de toda coletividade".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES