Desembargadora pede vista e julgamento de Moro deve continuar na segunda

Partidos alegam abuso de poder político durante a pré-campanha presidencial de Moro. Votação tem um voto pela absolvição e um voto pela cassação do mandato.

Desembargador vota pela cassação de Moro e empata julgamento | FOTO: Cristiano Mariz/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo dia de julgamento das duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), solicitando a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil), foi interrompido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Isso ocorreu após a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani solicitar mais tempo para revisar o caso, resultando em um impasse na sessão. O desembargador eleitoral José Rodrigo Sade votou a favor da cassação do mandato e pela declaração de inelegibilidade, o que levou a sessão a terminar sem uma decisão final.

O QUE ESTÁ OCORRENDO: Duas AIJEs foram iniciadas visando a cassação do mandato de Sergio Moro. Uma delas foi protocolada pelo Partido Liberal (PL), ligado à base bolsonarista, e a outra pela FÉ BRASIL (PT/PCdoB/PV), apoiadora do governo Lula. Ambas alegam abuso de poder político durante a pré-campanha presidencial de Moro, afirmando que seus gastos excessivos resultaram em vantagem indevida, influenciando sua eleição para o Senado. 

O julgamento será retomado na próxima segunda-feira (8). No primeiro dia de análise na Justiça Eleitoral, o relator do caso, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou contra a perda do mandato. O magistrado entendeu que as acusações contra o senador por abuso de poder econômico na eleição de 2022 não procedem. Com isso, até esta quarta-feira há um empate de votos contrários e a favor da cassação.

O julgamento começou na última segunda-feira, 1º de abril, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, e foi interrompido após o segundo desembargador a votar, José Rodrigo Sade, pedir vista. A sessão foi encerrada e retomada nesta quarta-feira. Depois do voto de Sade, Claudia Cristina Cristofani, a terceira desembargadora a votar, fez um novo pedido de vista.

JULGAMENTO: No voto, o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade considerou como parcialmente procedente os processos para cassar o mandato de Moro e os suplentes, declarar a ilegibilidade por 8 anos a contar a partir de 2022 e a realização de novas eleições, após trânsito em julgado dos processos que confirmem a cassação. Sade reforçou ainda o uso das redes sociais na pré-campanha de Moro. Para ele, não se pode falar em limites geográficos quando se trata de internet.

"Para mim não parece possível simplesmente apagar os caminhos que o pré-candidato percorreu quando ainda estava pré-candidato presidencial. Não se apaga o passado. Tentando participar de três eleições diferentes, desequilibrou, Sergio Moro, a seu favor, a última: a de senador pelo Paraná", afirmou o desembargador.

O desembargador citou ainda a cassação do mandato da senadora Selma Arruda, no Mato Grosso. A Justiça Eleitoral considerou que Selma não registrou gastos de R$ 1,2 milhão na contabilidade da campanha. Sade comparou a situação de Moro com a da parlamentar cassada. No primeiro dia do julgamento, o caso dela foi citado tanto pelos advogados dos partidos que pedem a cassação – que compararam a situação –, quanto pela defesa de Moro – que reforçou serem situações diferentes.

A fala de Sade fez um aceno à fala do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator do processo, que afirmou no voto, ainda no primeiro dia, que os casos não guardavam "nenhuma relação".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES