Desfalques nos cofres da União somam R$ 1 bilhão desde 2009

Levantamento da Polícia Federal aponta quantia desviada da União.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos três anos, delegados da Polícia Federal estão se especializando no combate a desvios de verbas públicas, superfaturamentos em contratos da administração e fraudes a licitações. Dados da atuação contra esses tipos de crimes estão em levantamento da PF, que incluiu as 83 maiores operações desde janeiro de 2009 contra malfeitos com recursos da União.

O levantamento aponta desfalques aos cofres públicos de mais R$1,2 bilhão, isto apenas nas investigações em que já foi possível calcular os valores das irregularidades- cerca de dois terços do total. Esses casos levaram à prisão de 32 prefeitos ou ex-prefeitos e 142 servidores públicos, além do indiciamento de 293 pessoas suspeitas de participarem dos crimes.

Esse tipo de atuação poderá ganhar impulso com a criação formal de Delegacias Especializadas na Repressão aos Desvios de Recursos Públicos (Delerps), previstas no projeto de reestruturação da PF, em estudo pelo governo.

O foco nos crimes contra os cofres públicos levou a PF a criar um manual para orientar as investigações. O material está em análise pela corregedoria da corporação e, se aprovado, será encaminhado para os delegados de todo o país.

"O combate aos desvios de recursos públicos representa uma das prioridades da instituição", afirma o diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES