DF: Marco Maia vence e é eleito presidente da Câmara

Deputado gaúcho recebeu o apoio de 21 partidos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Marco Maia (PT-RS) foi eleito presidente da Câmara, após votação que durou mais de três horas na noite desta terça-feira, para o biênio 2011-2012. O gaúcho recebeu o voto de 375 deputados, contra 106 votos de Sandro Mabel (PR-GO), 16 de Chico Alencar (Psol-RJ) e nove de Jair Bolsonaro (PP-RJ). Foram 509 votos no total, sendo três em branco.

Maia contou com o apoio de 21 dos 22 partidos que compõem a Câmara e só viu a disputa se acirrar há duas semanas, quando Mabel contrariou a determinação da própria legenda de apoiar o PT e lançou uma candidatura avulsa. O PR ameaça expulsar Mabel se ele não deixar o partido até as 10h desta quarta-feira. Marco Maia também precisou enfrentar duas candidaturas de última hora, registradas hoje: a do Psol, único partido a não apoiar o petista, e a de Bolsonaro.

Na Câmara pela terceira vez, Maia, 46 anos, assumiu a presidência da Casa depois da renúncia de Michel Temer (PMDB-SP), que ocupava o cargo, para assumir a vice-presidência da República. Antes disso, ele já havia conseguido destaque nacional quando se tornou relator da CPI do Sistema de Tráfego Aéreo, entre maio e outubro de 2007.

Os outros cargos da Mesa Diretora da Casa também foram definidos nesta noite. Pela primeira vez, uma mulher vai ocupar a primeira vice-presidência da Câmara: será a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). O primeiro secretário da Câmara será o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), a segunda secretaria será ocupada por Jorge Tadeu Mundalen (DEM-SP), o terceiro secretário será o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) e a quarta secretaria será de Júlio Delgado (PSDB-MG).

As suplências de quatro secretarias serão ocupadas, respectivamente, pelos deputados Geraldo Resende (PMDB-MS), Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE) e Sérgio Moraes (PTB-RS). Além da presidência, apenas outro lugar na Mesa, a segunda vice-presidência, foi disputada por mais de um candidato. Concorreram ao cargo os deputados Eduardo da Fonte (PP-PE), vencedor da eleição de hoje com 288 votos, e Rebeca Garcia (PP-AM), que apresentou candidatura avulsa ao cargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES