Dia Estadual da Pessoa com Deficiência será comemorado com sessão solene e caminhada

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a continuidade dessa política como o ponto forte

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 09 de junho representa a data em que o Piauí deu início a uma política de Estado na área da pessoa com deficiência. ?Em 09 de junho de 2003 foi sancionada pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí a lei que criava a coordenadoria estadual para inclusão da pessoa com deficiência, que hoje é uma secretaria, e o conselho estadual de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o CONEDE-PI. De lá para cá já houveram vários avanços e nesta data temos que refletir e avaliar as conquistas e desafios nessa área?, ressaltou o presidente do CONEDE-PI, Mauro Eduardo.

A programação referente às comemorações do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência consta de uma sessão solene, que será realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí na manhã desta quinta-feira (06), onde serão homenageadas diversas pessoas que tem contribuído em relação à inclusão das pessoas com deficiência. Já no dia 07, sexta-feira, será realizada a 7ª Caminhada da Acessibilidade, que em 2013 terá como tema principal a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a continuidade dessa política como o ponto forte que deve ser comemorado no Piauí. ?O importante é que essa política esta sendo continuada e ampliada pelo governador Wilson Martins. Hoje podemos ver em dados, fornecidos pelo IBGE 2010, que colocam o Piauí como o quinto estado do Brasil e primeiro do Nordeste em número de políticas de inclusão, o que mostra que esse trabalho está mostrando os resultados?, informa.

Hélder destaca a mudança de atitude que essas ações já proporcionaram. ?Vários municípios criaram ou vêm criando coordenadorias ou secretarias da pessoa com deficiência. Hoje temos um conselho cada vez mais fortalecido, o estado possui vários núcleos de apoio como no Ministério Público Estadual, comissões na OAB, órgãos de Defensoria Pública, entre outros. Isso mostra que a sociedade e os órgãos públicos estão mais sensíveis em relação à esse tema?, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES