Diabéticos passam a ter prioridade nos atendimentos no Piauí

A medida é garantida através da lei 7660/2021, de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior

Diabéticos passam a ter prioridade nos atendimentos no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os diabéticos agora têm prioridade nos atendimentos nas repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras. A medida é garantida através da lei 7660/2021, de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior e que foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a nova lei, para valer-se da prioridade, o portador de diabetes deverá apresentar documento médico que comprove a patologia. “É um ganho muito significativo para os diabéticos. A gente sabe dos malefícios para a saúde do diabético ter que se submeter a longas esperas, ficar, muitas vezes, sem se alimentar ou tomar a medicação nos horários corretos. Por isso, ficamos muito satisfeitos com a sanção dessa lei”, comentou o deputado, que também é profissional da saúde.

 A medida é garantida através da lei 7660/2021, de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior - Foto: Ascom

Pela legislação, o descumprimento da legislação sujeitará o infrator, às penalidades que vão de advertência à multa. A multa é de 500 à 800 UFR-PI, considerados o porte do estabelecimento, as circunstâncias da infração e o número de reincidências e, em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. No caso das repartições públicas será aplicada as penalidades previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Piauí, ao dirigente responsável.

O deputado lembrou que, recentemente, outra lei de sua autoria voltado à garantia de direitos aos diabéticos também foi sancionada. “Tivemos a lei que garante a merenda escolar diferenciada aos portadores de diabetes tipos I e II e celíacos na rede pública estadual que também foi sancionada. São ganhos significativos para esse público”, comemora Flávio Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES