Dias apresenta estratégias do Brasil sem Fome a especialistas estrangeiros

Dias salientou que o combate à desnutrição no Brasil é um elo crucial que interliga questões de saúde, assistência social, educação e participação social.

Ministro Wellington Dias | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou do evento "Lições do Brasil: Recuperando-se dos Retrocessos na Luta contra a Fome e a Desnutrição e os Desafios no Caminho a Seguir," onde apresentou as estratégias do plano Brasil sem Fome para combater a fome no país. O evento reuniu especialistas e líderes internacionais.

Durante sua apresentação, o Ministro explicou como o governo brasileiro está revitalizando e aprimorando políticas e estruturas de governança, com o envolvimento da sociedade civil, acadêmicos e organizações internacionais. Ele destacou que o Brasil voltou a ser incluído no mapa da fome da ONU e que a insegurança alimentar é agora o principal desafio, afetando mais de 33 milhões de pessoas no país.

Dias salientou que o combate à desnutrição no Brasil é um elo crucial que interliga questões de saúde, assistência social, educação e participação social. Ele enfatizou a importância do acesso a alimentos saudáveis, da promoção da proteção social, da educação alimentar e nutricional, e do fortalecimento da atenção primária à saúde, especialmente para grupos vulneráveis.

José Graziano, ex-diretor geral da FAO e atual presidente do Instituto Fome Zero, compartilhou lições aprendidas com os sucessos alcançados pelo Brasil na luta contra a fome entre 2003 e 2016. Ele mencionou a implementação de políticas como a Estratégia Fome Zero, o programa Bolsa Família, apoio à agricultura familiar e iniciativas educacionais em saúde e alimentação como fatores que contribuíram para o êxito do país na redução da fome. No entanto, Graziano destacou que a situação atual é mais complexa e desafiadora do que em 2003.

O evento contou com a mediação da secretária extraordinária de Combate à Fome do MDS, Valéria Burity, que ressaltou a importância da troca de ideias e conselhos para superar desafios na luta contra a fome global, visando fortalecer as políticas de segurança alimentar e nutricional.

Anne Kepple, especialista em segurança alimentar e nutricional da FAO, elogiou o compromisso do Brasil em abordar a insegurança alimentar e nutricional, bem como sua disposição em colaborar com atores internacionais e locais para encontrar soluções duradouras.

Além das discussões do evento, o Ministro Wellington Dias realizou reuniões bilaterais ao longo do dia, nas quais discutiu estratégias para combater a fome e promover a agricultura familiar. As reuniões incluíram conversas com representantes da FAO, ministra da Agricultura da África do Sul, e o presidente do FIDA para fortalecer a cooperação e abordar desafios na região Amazônica e outras questões relacionadas à segurança alimentar e nutricional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES