Wellington Dias autoriza instalação de usina eólica em terras do PI

As obras devem ser finalizadas daqui há 3 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí deu um passo importante rumo à autosuficiência em produção de energia elétrica. Na noite dessa quinta-feira (13), o governador Wellington Dias assinou um convênio com a empresa Casa dos Ventos, permitindo que ela proceda a regularização fundiária de terras em três municípios piauienses, para produção de energia eólica. O projeto prevê a instalação de aproximadamente 300 turbinas movidas pela força dos ventos. Atualmente, a empresa executa a instalação de mais 700 turbinas nos municípios de Padre Marcos, Marcolândia, Simões e Caldeirão Gande, gerando 5 mil empregos diretos.

“Há dois anos alguém ligado ao governo apostou que nosso projeto para o Piauí não daria certo. Hoje, sinto-me feliz em mostrar que ele errou”, disse o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Clécio Elói.

Devido à necessidade de legalização da propriedade das terras e a existência de prazos contratuais a serem cumpridos, a Casa dos Ventos se compromete em realizar, sob a fiscalização do Interpi, todos os trabalhos de georreferenciamento e medições de campo necessários à completa regularização dos imóveis rurais a serem arrendados. Para isso, a empresa se compromete a prestar apoio jurídico aos proprietários das terras, além de assumir as despesas de cartório e de inscrição no Cadastro Ambiental Rural.

A empresa identificou grande potencial para a geração de energia a partir de fontes renováveis nos municípios de Dom Inocêncio, Queimada Nova, Lagoa do Barro, Acauã, Marcolândia, Fronteiras, Simões, Betânia do Piauí e Paulistana; onde pretende arrendar propriedades para desenvolver a atividade, pagando aos proprietários o preço ajustado em contrato próprio. 

As obras devem ser finalizadas daqui há 3 anos. A partir da conclusão, as usinas devem gerar 6 vezes mais energia que a usina de Boa Esperança, em Guadalupe. O Piauí passará a ocupar lugar de destaque como produtor na matriz energética brasileira.

“Vivemos uma nova fase no Piauí. São 5 mil empregos diretos criados a partir da produção de energia limpa. Continuamos cuidando do social, mas também voltamos os olhos para o crescimento econômico e desenvolvimento do estado”, pontou o governador Wellington Dias.

A Casa dos Ventos é detentora de projetos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, possuindo o maior portfólio de projetos eólicos no Brasil. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES