Dias destaca importância da integração no NE para reduzir desmatamento

De acordo com o relatório, a região Nordeste é responsável por 25% do desmatamento no Brasil

Dias destaca importância da integração no NE para reduzir desmatamento | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (16), do Webinar da Região Nordeste, da série de webinares sobre o Relatório Anual do Desmatamento 2020 do MapBiomas Alerta (RAD2020). O documento apresenta um panorama consolidado sobre os alertas de desmatamento detectados em todos os biomas brasileiros ao longo do ano de 2020, a avaliação do grau de regularidade do desmatamento e uma estimativa do total de desmatamento com evidências de ilegalidade, além de um panorama das ações realizadas pelos órgãos de controle ambiental e do setor privado para controlar e combater o desmatamento ilegal.

De acordo com o relatório, a região Nordeste é responsável por 25% do desmatamento no Brasil. Em toda a região Nordeste, houve um aumento de 143% de desmatamento. O MapBiomas identificou 10.687 alertas de desmatamento em 2020, o equivalente a uma área de 352.000 ha. Isso representa, em relação a 2019, um aumento de 243% de alertas e 184% de área desmatada. Dos estados do Nordeste que mais desmataram, o Maranhão lidera o ranking, seguido da Bahia e Piauí.

A região Nordeste é responsável por 25% do desmatamento no Brasil - Foto: Ccom

No geral, todos os estados da federação tiveram alertas de desmatamento detectados em 2020. O Piauí aparece em 18º lugar no ranking, com 98.782ha de área desmatada. O Estado do Pará lidera o ranking do desmatamento com 33% do número de eventos e 26,44% da área desmatada no país, seguido do Mato Grosso com 5% dos eventos e 12,86% da área total desmatada. No terceiro lugar, figura o Maranhão que dobrou a área desmatada, saltando da 6ª para a 3ª posição dos que mais desmataram em 2020, com 12,08% da área desmatada no país.

No webinar da região Nordeste, Wellington Dias discursou sobre a importância de atuar de forma integrada para a redução do desmatamento no Nordeste e Brasil. “Temos um grande desafio, uma vez que temos, por parte do próprio poder central, uma política que contraria os tratados estabelecidos pelo Brasil, que é signatário do Acordo de Paris, das metas para 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os nove estados nordestinos celebraram uma Carta do Clima dos governadores do Nordeste e outra dos governadores do Brasil, reafirmando o compromisso com o meio ambiente. Precisamos trabalhar de forma integrada para cuidar dos seis biomas e estruturar um política de sustentabilidade. Queremos desenvolvimento, mas com o equilíbrio necessário para a saúde e qualidade de vida do ser humano”, disse.

Durante o evento online, as instituições convidadas tiveram a oportunidade de falar sobre as ações realizadas em cada estado. Representando o Piauí, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, apresentou ações de preservação, combate ao desmatamento e recuperação de áreas degradadas.

“Um dos focos da política de turismo de governo é o alinhamento entre turismo e meio ambiente. Temos aprovada a Lei de Monetização dos Ativos Ambientais, que chamamos aqui de Ativos Verdes e está em fase de implementação. Temos três unidades de conservação estaduais e estamos preparando um projeto piloto no Parque Estadual Cânion do Poti, que será transformado em uma unidade de conservação, mas também um polo de formação para o turismo. Com relação ao desmatamento, temos intensificado as fiscalizações desde 2019 nas regiões do Cerrado e Matopiba. Lançamos em junho o SIGA, o Sistema Integrado de Gestão Ambiental, que conterá, a partir de agosto todos os dados de fiscalização. A mais recente ação foi a preparação de uma minuta de protocolo de transferência escalonada de animais exóticos do Zoobotânico de Teresina, seguindo a tendência mundial de extinguir espaços com animais presos”, pontuou a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES