Dilma Roussef pode alcançar mais de 80% no Piauí

A votação de Dilma pode ser ainda mais folgada do que a vitória do presidente Lula no Piauí, em 2006

Dilma Roussef | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A votação da candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef, pode ser ainda mais folgada do que a vitória do presidente Lula no Piauí, em 2006. No último pleito presidencial, Lula obteve 77,31% das intenções de voto contra 22,69% do seu adversário, o tucano Geraldo Alckmin, no Estado. Já em 2002, Lula conquistou a vitória com 60,73% dos votos dos piuienses e José Serra (PSDB) ficou com 39,27%.

A projeção é feita com a consolidação das mais recentes pesquisas divulgadas pelo Ibope e aponta para um crescimento de 10 pontos de vantagem de Dilma em relação à Lula no Piauí. A ?onda vermelha? do PT em 2002 e 2006 está sendo substituída pela ?bola de neve? de Dilma em 2010, já que a petista nunca concorreu a nenhum cargo eletivo mas, ainda segundo o Ibope, deve obter mais votos que o padrinho político em mais 21 Estados brasileiros. Nas outras seis unidades da federal ela está empatada com José Serra (PSDB).

O presidente regional do PT, Fábio Novo, explica que a estimativa de crescimento de Dilma no Estado é um ?reflexo natural da consolidação de um projeto?. Para Novo, o crescimento econômico do Piauí nos últimos sete anos de Governo Lula também são responsáveis pelo desempenho positivo da petista.

?O Piauí deixou de ser o Estado mais pobre do país. Se não houver nenhum acidente de percurso ela deve ser eleita ainda no primeiro turno, fato que o Lula não conseguiu em 2006?, argumentou, acrescentando que a parceria entre Governo Federal e estadual, administrado pelo também petista Wellington Dias entre 2002 e abril deste ano, pode ser reforçada caso o governador Wilson Martins (PSB) seja reeleito em outubro.

No pleito de 2002, Lula aumentou a votação proporcional que recebeu em 2002 em 12 estados, entre eles o Piauí, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. De acordo com reportagem publicada nacionalmente pelo Jornal Valor Econômico, a virada de Dilma também ocorre em Estados tradicionalmente férteis ao PSDB.

Em Alagoas, onde Serra ganhou por uma margem de 8,8% sobre Lula, em 2002, Dilma já abre uma diferença de 42 pontos em relação à Serra. Assim como o Piauí, Bahia e Pernambuco dão à Dilma a perspectiva de ampliar em mais de 10 pontos o apoio recebido por Lula em 2006. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES