Dilma defende crescimento que dê chance de emprego a todos

Alguns economistas têm dito que é preciso que o desemprego aumente como forma de fazer a inflação baixar

Avalie a matéria:
Dilma defende crescimento que dê chance de emprego a todos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um momento em que a inflação dá sinais de resistência maior que o previsto e crescem as críticas à política econômica do governo, e a dois dias de o Banco Central (BC) definir o patamar do juro básico para as próximas semanas, a presidente Dilma Rousseff aproveitou seu programa de rádio para voltar a defender que o crescimento garanta "oportunidades de emprego para todos".

"O País está gerando empregos, e precisa de mão de obra especializada... cada vez mais, será preciso que o Brasil tenha mão de obra qualificada", disse Dilma nesta segunda-feira no programa semanal Café com a Presidenta, ao comentar a formatura de alunos do Pronatec, programa profissionalizante do governo federal.

"E nós queremos que o crescimento do nosso país seja um crescimento que inclua todos os brasileiros, que dê oportunidades de emprego para todos", acrescentou. Depois que o IBGE divulgou que a inflação oficial chegou a 6,59% em 12 meses em março, rompendo o teto da meta do governo, de 4,5% mais 2 pontos percentuais de tolerância, cresceram as apostas no mercado de juros de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevará a taxa Selic, na quarta-feira, da mínima histórica atual de 7,25%.

Entre os críticos à política econômica do governo, alguns economistas têm dito que é preciso que o desemprego aumente como forma de fazer a inflação baixar, já que a produtividade do trabalho não acompanhou o aumento do emprego, o que elevou os custos de produção, ajudando a pressionar os preços.

Na sexta-feira, quando participou da cerimônia de formatura de alunos do Pronatec, em Porto Alegre, Dilma também na defendeu a geração de empregos e disse que esses críticos estão "equivocados". "Tem muita gente que fica dizendo por aí que nós temos de reduzir, reduzir o emprego, porque isso é perigoso: "ah, tem de desempregar". Tem muita gente falando isso. Muita também não é, é pouca, mas faz barulho. Essas pessoas estão equivocadas."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES