Dilma Rousseff diz que os pessimistas criam expectativas “nocivas” ao país

Presidente citou críticas à inflação e rumores de “tarifaço” na energia elétrica

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff, durante entrevista a uma rádio da Bahia na manhã desta quinta-feira (31), criticou aqueles que ela chamou de pessimistas, que torcem pelo "quanto pior melhor", e disse que eles estão criando expectativas negativas "extremamente nocivas" para o país.

Entre essas expectativas, a presidente citou avaliações de que a inflação vai ficar acima da meta neste ano e os rumores de um "tarifaço" no setor de energia elétrica, para compensar o uso das usinas térmicas. Na avaliação da presidente, nada disso vai acontecer.

"Há hoje, de forma deliberada, um processo de criação de expectativas negativas extremamente nocivas para o país, como fizeram na Copa [...] É o pessimismo sistemático instilado por aqueles que querem acabar com o o que se ganhou e querem voltar atrás com retrocessos", afirmou.

Sobre a inflação, Dilma disse que é normal que cresça no primeiro semestre e caia no segundo. Ela afirmou que a inflação vai ficar dentro da banda em 2014, entre o centro da meta, de 4,5% e o teto, de 6,5%.

"Falaram que ia haver um descontrole inflacionário. Aqui no Brasil é sempre assim. A inflação sobe no primeiro semestre e cai no segundo. A inflação está caindo e vai ficar direitinho dentro da banda, de 4,5 a 6,5%", disse.

Ela também falou sobre a possibilidade de "tarifaço" no setor de energia elétrica, que serviria para compensar o uso das usinas térmicas. A presidente atribuiu o acionamento das térmicas à seca em algumas regiões do país, que diminuiu a capacidade das hidrelétricas. No entanto, segundo a presidente, falar sobre "tarifaço" também é pessimismo.

" Agora inventaram que vai ter tarifaço. Falam que vai ter um tarifaço porque as térmicas foram acionadas. Não vai ter, não. É outra coisa que não vai ter", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES