Dilma diz que reeleição de Chávez foi um processo democrático

Presidente telefonou nesta segunda para o colega venezuelano, reeleito

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta segunda-feira (8) ao presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, para parabenizá-lo pela vitória nas eleições deste domingo (7). Dilma qualificou a votação no país de "processo democrático exemplar", segundo relatou assessoria do Palácio do Planalto.

Dilma telefonou a Chávez às 16h45 desta segunda-feira e conversou com o colega por quinze minutos. Ela disse que o Brasil "está pronto a colaborar com o presidente eleito para construção de uma América do Sul mais justa e igualitária, mediante fortalecimento dos mecanismos de aproximação bilateral e também de integração regional?, informou a assessoria da presidente.

Brasil e Venezuela integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) e o Mercosul, no qual o país de Hugo Chávez ingressou recentemente.

A votação na Venezuela, segundo a avaliação de Dilma, foi tranquila e marcada por baixo nível de abstenção e de votos nulos.

No pleito deste domingo, Chávez superou o opositor Henrique Capriles Radonski após uma disputada campanha e garantiu novo mandato, o seu quarto consecutivo, até 2019.

Esta foi a participação popular mais alta das últimas eleições. Quase 81% dos 19 milhões de eleitores votaram. O atual presidente teve 54% dos votos, contra 44,97% do oponente, com mais de 90% dos votos apurados, segundo Tibisay Lucena, presidente do Conselho Nacional Eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES