Dilma e Lula discutem segundo turno e mensalão em reunião

Antes resultado do 1° turno, em que o PT perdeu a disputa em BH, a presidente avaliou que sua participação nas campanhas deveria ter sido mais intensa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PT deverá formalizar nesta quinta ou sexta-feira a agenda de participação da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em eventos de campanha de petistas e de aliados no segundo turno das eleições municipais. A presença de Dilma está prevista em ao menos três capitais, onde a disputa é contra a oposição. Ela ajudará as campanhas de Fernando Haddad (PT), em São Paulo; Vanessa Grazziotin (PCdoB), em Manaus; e Nelson Pelegrino (PT), em Salvador.

Um dia depois das condenações dos petistas, Dilma saiu de Brasília para almoçar com Lula em São Paulo ? viagem só anunciada em sua agenda quando ela já estava na capital paulista. Lá trataram da agenda eleitoral e das condenações no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Ela chegou ao escritório da Presidência, na Avenida Paulista, às 14h, acompanhada por integrantes da cúpula do partido: o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho; o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel; e o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Lula chegou com antecedência de uma hora.

Antes mesmo do resultado do primeiro turno, em que o PT perdeu a disputa em Belo Horizonte, a presidente avaliou que sua participação nas campanhas deveria ter sido mais intensa. Foi reconhecido como erro o fato de Dilma não ter entrado antes e de forma mais assertiva na campanha de Patrus Ananias (PT), na capital mineira.

O que mais pesa no cálculo da presidente, ao decidir intensificar sua participação nas campanhas, é a necessidade de começar a imprimir com mais vigor sua marca própria nas articulações políticas, criando uma rede de aliados que possam apoiá-la em 2014. A ação visa também a evitar que as vitórias do PT sejam creditadas apenas na conta de Lula e, assim, estreitar relações da presidente com aliados, preparando o terreno para sua campanha à reeleição.

Presidente irá a Manaus, e negocia ida a Salvador

Antes de ir para São Paulo, a presidente Dilma Rousseff se reuniu ontem com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), para acertar a ida dela a Manaus, entre os dias 18 e 20. Ela vai reforçar o palanque da senadora Vanessa Grazziotin, candidata do PCdoB e apadrinhada por Braga, que está perdendo, para o tucano Arthur Virgílio, o apoio de partidos aliados.

Vanessa contava já como certo o apoio do deputado Pauderney Avelino, o candidato do DEM no primeiro turno, mas o diretório nacional do partido fez intervenção ontem em Manaus, obrigando o apoio ao tucano. A candidata comunista teve a metade dos votos de Virgílio, que obteve 40% dos votos no domingo.

A data da ida de Dilma a Salvador, onde o petista Nelson Pelegrino enfrentará ACM Neto, do DEM, também será definida até amanhã. A presença da presidente na capital baiana se tornou mais necessária após o PMDB local, liderado pelos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, formalizar o apoio ao candidato demista.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a participação de Dilma nas campanhas não integra o projeto de petistas de tentar ?dar o troco? nos adversários por causa do julgamento do mensalão. Ao contrário, relatam aliados da presidente, o mensalão é um assunto que pouco a afeta e do qual prefere manter distância, apesar de sua simpatia por um dos réus, o ex-presidente do PT José Genoino.

Seu objetivo, dizem, é garantir seu espaço num cenário em que o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, saiu fortalecido no primeiro turno; o PMDB se descolou do governo em alguns estados; e o senador Aécio Neves (PSDB) reafirmou sua influência sobre Minas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES