Dilma escolhe Luís Roberto Barroso como novo ministro do Supremo Tribunal (STF)

A mensagem com a indicação de Barroso será encaminhada nas próximas horas ao Senado para apreciação.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff escolheu nesta quinta-feira Luís Roberto Barroso como o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes de tomar posse, o indicado terá de passar por sabatina no Senado. O Palácio do Planalto confirmou a indicação do novo ministro.

A mensagem com a indicação de Barroso será encaminhada nas próximas horas ao Senado para apreciação. Em nota, o Palácio diz que ? Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura no país?. O convite foi feito pessoalmente pela presidente ao advogado.

Na manhã desta quinta-feira, Dilma se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Crdoso, e tomou a decisão. Mas antes do anúncio oficial, a presidente deu alguns telefonemas, entre eles ao vice Michel Temer.

A 11ª cadeira está aberta desde novembro do ano passado, quando Ayres Britto se aposentou.

Barroso tem 55 anos, nasceu em Vassouras, no interior do Rio de Janeiro. Seu pai é membro aposentado do Ministério Público do Rio de Janeiro e a mãe era advogada. Ele é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor visitante da Universidade de Brasília (UnB). O novo mistro atuou em julgamentos polêmicos no Supremo como o da células troncos e da extradição Cesare Battisti.

Na semana passada, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que a presidente Dilma anunciaria no nome do escolhido ?nos próximos dias? . Na ocasião, Cardozo afirmou que estima que a posse do novo ministro ocorra no início do próximo semestre. Se a expectativa se confirmar, há chance de o novato participar do julgamento de recursos apresentados por réus condenados no processo do mensalão.

Atualmente, o gabinete deixado por Ayres Britto é ocupado por Teori Zavascki. O novo ministro do Supremo ocupará o antigo gabinete de Joaquim Barbosa ? hoje na presidência da Corte. Segundo a página do tribunal na Internet, há hoje 7.851 processos aguardando o próximo ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES