Dilma orienta novos ministros a fazerem mais com menos recursos

A presidente deu posse nesta segunda a dez novos ministros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (5), em discurso durante cerimônia de posse de novos ministros, que a nova composição do governo dará "mais equilíbrio" à coalizão de partidos que a elegeu.

Na última sexta-feira, Dilma anunciou uma reforma que reduziu de 39 para 31 o número de ministérios, aumentou o poder do PMDB (passou de seis para sete ministérios, incluindo o da Saúde) e diminuiu o do PT (de 13 para 9 pastas).

"Queremos garantir mais equilibrio à coalizão que me elegeu e deve governar comigo", afirmou Dilma na cerimônia.

O principal objetivo da reforma foi assegurar a governabilidade, com a formação de uma nova base de apoio partidário no Congresso, a fim de o governo obter maioria parlamentar, evitar as derrotas que vinha sofrendo e conseguir a aprovação das matérias de seu interesse na Câmara e no Senado.

Em seu discurso, a presidente orientou os novos ministros a fazerem mais com "menos recursos".“A principal orientação é: trabalhem ainda mais, com mais foco, com mais eficiência, buscando fazer mais com menos recursos”, afirmou. “Trabalhem juntos em cooperação, unidos para o Brasil voltar a crescer logo preservando direitos e fazendo o nosso reequilíbrio fiscal”, completou.

Economia

A presidente classificou o momento crítico na economia de "travessia necessária e desafiadora" e ressaltou que o governo está empenhado em reequilibrar as contas, reduzir a inflação e ampliar a confiança dos investidores na economia.

"Estamos em uma travessia necessária e desafiadora que requer intenso trabalho dos ministros e todos os integrantes dos ministérios, intenso trabalho ministerial para conciliar reequilíbrio fiscal e manutenção dos programas sociais", disse.Ela listou uma série de medidas alcançadas pelo governo, apesar das dificuldades, como programas de financiamento do agronegócio e da agricultura familiar e um plano de expansão de energia elétrica.

Reforma do Estado

Em seu discurso, Dilma destacou a criação da Comissão de Reforma do Estado, que será presidida pelo ministro Nelson Barbosa (Planejamento) e integrada por Jaques Wagner (Casa Civil) e Joaquim Levy (Fazenda) para pensar de forma sistemática, a estrutura do estado sempre mais eficiente.Mudanças

Entre as principais mudanças na Esplanada dos Ministérios estão a ida de Jaques Wagner da Defesa para a Casa Civil; o deslocamento de Aloizio Mercadante da Casa Civil para a Educação; e a transferência de Aldo Rebelo da Ciência e Tecnologia para a Defesa. Além disso, Miguel Rossetto deixou a extinta Secretaria-Geral para assumir o Ministério do Trabalho e Previdência Social, e Ricardo Berzoini passou a comandar a nova Secretaria de Governo, que fundiu as atribuições da Secretaria-Geral, do Gabinete de Segurança Institucional e das secretarias de Relações Institucionais e da Micro e Pequena Empresa.

Com a fusão dos ministérios de Trabalho e Previdência, Carlos Gabas, que até então era o titular da Previdência, virou secretário-especial da Previdência Social. Também tomou posse como secretário-especial do Trabalho José Feijó.

Veja abaixo os ministros que tomaram posse nesta segunda-feira no Palácio do Planalto:

- Casa Civil: Jaques Wagner (PT)- Ciência e Tecnologia: Celso Pansera (PMDB)- Comunicações: André Figueiredo (PDT)- Defesa: Aldo Rebelo (PCdoB)- Educação: Aloizio Mercadante (PT)- Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes (sem partido)- Portos: Helder Barbalho (PMDB)- Saúde: Marcelo Castro (PMDB)- Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini (PT)- Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto (PT)

Gafe do cerimonial

Logo no início da cerimônia, Dilma corrigiu o cerimonial do Palácio do Planalto por ter errado o nome do novo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, formado a partir de três secretarias.

A ordem das palavras foi invertida, deixando a palavra “Mulheres” ao final, e Dilma chamou a atenção. “As mulheres vão entender por que vou insistir. É Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos”, disse, sob aplausos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES