Dilma Rousseff pede atenção aos brasileiros na volta do carnaval

“O folião tem que ter samba no pé e juízo na cabeça”, disse a presidente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (20), durante seu programa de rádio ?Café com a presidenta? que o brasileiro que está curtindo o carnaval em todo país deve ter cuidado na volta para casa após o feriadão, especialmente os que vão pegar a estrada.

?Estou acompanhando a folia do carnaval pela televisão. É uma alegria, de fato, contagiante. Temos o maior carnaval do mundo, que atrai turistas de todos os lugares. Brasileiros de várias partes do país também viajam centenas de quilômetros para aproveitar o carnaval. Como esse é um dos maiores feriados do nosso calendário, tem também gente que aproveitou para viajar. Por isso, no meio de tanta festa e tanta diversão, tem uma coisa que me preocupa muito nessa época: são os acidentes de trânsito nas estradas e nas cidades. O que a gente percebe é que, na maioria das vezes, os acidentes poderiam ter sido evitados com um pouco mais de cuidado e responsabilidade dos motoristas?.

Segundo Dilma, álcool e voltante não combinam.

?No ano passado, mais de 27 mil motoristas foram multados nas estradas federais porque estavam dirigindo alcoolizados. Tem gente que ainda acha que pode beber e dirigir, e que nada de ruim vai acontecer. Mas não é assim. É preciso mudar esse comportamento. Álcool e volante não combinam. Quem bebe fica com os reflexos mais lentos para reagir a uma situação de perigo; perde a noção da distância, e, em uma curva perigosa, tudo pode acontecer. Se beber é melhor pegar uma carona, ir de táxi, ônibus ou até adiar a viagem. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está fazendo campanha para conscientizar os motoristas durante o carnaval. Essa campanha diz o seguinte: ?O folião tem que ter samba no pé e juízo na cabeça?. Esse é o recado?.

A presidente afirmou que nessa época do ano as estradas estão mais cheias. ?As pessoas têm mais renda para viajar e nossa frota de veículos cresceu muito nos últimos anos com o crescimento da renda das pessoas. Nós já temos hoje mais de 70,5 milhões de veículos registrados no país. Desse total, 18 milhões são motocicletas. Isso acaba gerando outra preocupação, que é o número expressivo de motociclistas envolvidos em acidentes fatais, principalmente pela falta de capacete. Os motociclistas já representam 1/4 das mortes no trânsito. Por isso, mais uma vez, é importante que a gente alerte: se beber, não dirija. E se dirigir, não beba?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES