Dilma pode atrair mais líderes internacionais do que Lula

Na primeira vez em que Lula foi empossado, compareceram 12 chefes de Estado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Doze chefes de Estado e outros 11 chefes de governo já confirmaram presença na posse da presidente Dilma Rousseff, no próximo dia 1º. Se os números forem estes, a cerimônia será prestigiada por mais líderes internacionais do que as duas posses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003 e 2007.

Na primeira vez em que Lula foi empossado, compareceram 12 chefes de Estado ou de governo - dois a mais do que os participantes da primeira posse de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, mas sete a menos do que os 19 que foram à cerimônia de Fernando Collor de Mello, em 1990. Para a segunda posse de Lula, não foram convidados chefes de Estado ou de governo, já que a ideia era ampliar a participação da população.

Entre os líderes que confirmaram presença na posse de Dilma, estão o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, além da grande maioria dos presidentes dos países da América do Sul. Na região, a única que ainda não confirmou se comparecerá foi a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Além deles, devem comparecer os presidentes de El Salvador, Mauricio Funes Cartagena; da Guatemala, Álvaro Colom Caballeros; de Guiné-Bissau, Malan Bacai Sanhá; e do Suriname, Desiré Bouterse.

Premiês

Entre os primeiros-ministros, confirmaram presença os de Portugal, José Sócrates; da Coreia do Sul, Kim Hwang-sik; da Holanda, Gerrit Schotte; da Bulgária, Boyco Borissov; do Haiti, Jean Max Bellerive; do Catar, Abdullah bin Khalifa AlThani; do Senegal, Souleymane Ndéne Ndiaye; do Marrocos, Abbas El Fassi; da Jamaica, Bruce Golding; de São Tomé e Príncipe, Patrice Emery Trovoada; e do Sri Lanka, Ratnasiri Wickramanayake - além do ex-premiê japonês Taro Aso.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, estará em Brasília para a posse de Dilma em nome do presidente Barack Obama. Em 2003, na primeira posse de Lula, quem representou os Estados Unidos foi o então representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Zoellick (hoje presidente do Banco Mundial).

O Itamaraty informa que o número de chefes de Estado e de governo com presença confirmada ainda pode ser alterado até o dia da posse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES