Dilma promete Fies mais barato e com prazo maior para pagar

Dependendo do curso, estudante pode ter até 20 anos para devolver o dinheiro

Dilma Rousseff | Arquivo web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (14) que o novo Fies (programa de financiamento estudantil) terá condições ?muito mais leves? de financiamento ? incluindo juros de 3,4% e maior tempo de carência. O tema educação ganhou atenção da presidente a exemplo do pronunciamento feito em cadeia nacional na semana passada.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta, Dilma anunciou que o aluno só terá que começar a pagar o financiamento do curso superior um ano e meio depois de formado. Esse período é necessário, segundo Dilma, para que o estudante consiga um emprego e tenha renda para pagar. Dependendo do curso escolhido, como no caso de medicina, o pagamento poderá ser feito em até 20 anos.

A presidente explicou ainda que, caso o aluno que adquiriu financiamento pelo Fies decida fazer um curso de licenciatura e dê aulas em escolas públicas, a dívida no novo Fies será ?perdoada?, por meio de uma redução de 1% a cada mês de exercício profissional.

Outra novidade já anunciada pelo governo é que o programa vai incluir alunos com renda de até um salário mínimo e meio. Antes, eles precisavam arrumar um fiador para ter acesso ao crédito estudantil. Segundo Dilma, o próprio governo é fiador agora.

Escolas técnicas

Dilma disse ainda que o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica) será lançado em março.

O Pronatec, segundo ela, será composto por um conjunto de ações voltadas para quem deseja fazer um curso técnico, mas não tem como pagar. Será um programa de bolsas e também de financiamento estudantil. O novo Fies, ainda de acordo com a presidente, vai fazer parte do Pronatec.

- Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Nós estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico debaixo do braço.

Dilma afirmou que o governo pretende também ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral ? em um turno, o aluno estuda a grade tradicional e, em outro, aprende uma profissão.

Para o trabalhador, o Pronatec prevê cursos de formação profissional com carga horária a partir de 160 horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES