Dilma anuncia ianvestimentos em modalidades olímpicas individuais

Governo vai anunciar em agosto um novo plano para apoiar a preparação dos atletas para 2016

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa de incentivo ao esporte olímpico que será anunciado pelo governo após os Jogos de Londres, com a expectativa de um volume inédito de recursos destinados à preparação de atletas, vai ter como foco modalidades esportivas individuais que distribuem mais medalhas.

Com tradição de conquistas nos esportes coletivos, que contam como apenas uma medalha para o time, o Brasil fica muito longe das potências olímpicas nas modalidades que distribuem mais medalhas nos Jogos, como tiro esportivo, esgrima, natação, atletismo, ginástica e luta olímpica, por exemplo.

Diante da responsabilidade de sediar a Olimpíada posterior aos Jogos de 2012, e da cobrança por resultados sempre existente sobre o país sede, o Brasil vai anunciar em agosto um novo plano para apoiar a preparação dos atletas para 2016.

O anúncio será feito pela presidente Dilma Rousseff após o encerramento dos Jogos de Londres, que começam nesta sexta-feira e vão até 12 de agosto.

Dilma, que está na capital britânica para a cerimônia de abertura olímpica e que almoçou nesta sexta-feira com atletas brasileiros que vão disputar os Jogos, disse que o objetivo em 2016 é aumentar o número de medalhas nos esportes individuais.

"Acho que o Brasil vai ter de fazer um esforço para ampliar sua presença em esportes individuais", disse a presidente, em entrevista à imprensa brasileira no hotel onde está hospedada em Londres, antes de visitar o centro de treinamento dos atletas brasileiros, no sul da cidade.

"O Brasil é muito forte hoje nos jogos coletivos, somos bons em futebol, vôlei, basquete e handebol. Sempre nos esportes coletivos a gente leva medalha, mas acontece que apesar de ser um time completo, você ganha uma medalha, e tem esportes individuais que são mais medalhados", afirmou.

O Brasil tem histórico de bons resultados olímpicos em modalidades individuais apenas na vela e no judô. No atletismo e na natação, no entanto, com mais medalhas em disputa, o país tem somente cinco medalhas de ouro na história, somando as duas modalidades.

O vôlei, na praia e na quadra, deve superar a vela e se tornar o esporte com mais medalhas olímpicas na Olimpíada de Londres.

Além do investimento no esporte de alto nível, a presidente defendeu o incentivo ao esporte escolar para promover a formação de novos atletas e citou um programa lançado recentemente pelo governo federal para construir quadras esportivas e cobrir algumas já existentes como forma de levar mais crianças para o esporte.

Segundo Dilma, a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada dois anos depois vão ser importantes também para promover a prática esportiva entre os jovens brasileiros.

"A Olimpíada e a Copa do Mundo, que são os dois eventos que o Brasil vai realizar, tem um papel não só importante do ponto de vista econômico, mas sobretudo como uma forma de ampliar no Brasil a presença do esporte nas faixas da população que vão garantir a medalha de hoje e a medalha do futuro."

Sobre o aprendizado que o Rio de Janeiro pode ter com Londres sobre a organização dos Jogos, Dilma destacou a importância de se deixar um legado na cidade para a população após o fim dos eventos.

"Aquilo que você usa para fazer uma grande Olimpíada pode ser usado para transformar essa grande Olimpíada em algo que o povo daquele país recebeu a Olimpíada possa usufruir."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES