Dilma Rousseff cita recuperação e elogia investimento privado

A fábrica inaugurada por Dilma teve investimento de 1 bilhão de reais.

A presidente Dilma Rousseff. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff elogiou nesta sexta-feira a postura de empresários brasileiros que seguem investindo apesar da crise internacional e disse que o país ainda tem um "conjunto de desafios" a serem enfrentados.

O elogio de Dilma aos empresários ocorre dois dias depois de o governo anunciar um amplo programa de concessões de rodovias e ferrovias. Na ocasião, a presidente disse que a parceria com o setor privado é essencial para o crescimento do país.

Na inauguração de uma fábrica de PVC da Braskem em Alagoas, a presidente voltou a destacar a atuação do empresariado que, segundo ela, ajuda a garantir a expansão econômica do país.

"Nosso país tem tido empresários que continuam investindo, mesmo considerando o cenário internacional", disse Dilma na cerimônia.

"É por isso que o Brasil hoje continua sendo um dos países que mais vai crescer e que tem tido uma postura de combate à crise que se caracteriza pela ampliação do investimento".

O plano de rodovias e ferrovias prevê investimentos de 133 bilhões de reais nos próximos 25 anos e é o maior já feito no país no setor. O objetivo é reduzir os gargalos de infraestrutura e estimular o crescimento do país.

Dilma lembrou que ações semelhantes direcionadas a aeroportos e portos devem ser anunciados, além de um programa destinado a reduzir o custo da energia elétrica, uma das principais reclamações da indústria.

"Nós também temos tido uma grande preocupação com a redução de tributos e temos tido um conjunto de iniciativas para chegar a esta redução de forma mais horizontal. Mas nós ainda temos um conjunto de desafios a encarar", disse Dilma, sem citar quais seriam.

A fábrica inaugurada por Dilma teve investimento de 1 bilhão de reais e terá capacidade para produzir 200 mil toneladas anuais de PVC, no maior aporte já realizado em um único projeto desde a criação da Braskem, há dez anos.

REAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA

Dilma destacou ainda a reação "mais significativa" da economia brasileira às medidas de estímulo, que começa a aparecer na divulgação dos últimos dados, após um crescimento de apenas 0,2 por cento no primeiro trimestre.

"Estamos vendo que o Brasil começa a reagir de forma mais significativa aos estímulos que o governo, desde o ano passado, vem fazendo", disse Dilma.

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), que subiu 0,75 por cento em junho frente a maio, maior crescimento mensal em mais de um ano.

Outros dados econômicos divulgados nesta semana já mostravam sinais de recuperação, como vendas no varejo brasileiro e criação de empregos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES