Dilma Rousseff embarca neste domingo para os EUA

Presidente deixou Brasília na manhã deste domingo

Dilma e Obama brindam em almoço no Palácio do Itamaraty | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff embarcou por volta das 9h30 deste domingo (8) da Base Aérea de Brasília para visita oficial aos EUA. Dilma tem chegada prevista a Washington para as 17h30 (16h pelo horário brasileiro).

Nos Estados Unidos, Dilma terá uma reunião com o presidente Barack Obama, participará de encontros com empresários norte-americanos e visitará duas universidades. Com a viagem, Dilma retribui a visita de Obama ao Brasil, em março de 2011.

Logo após a chegada, a presidente se reúne com empresários brasileiros. Fazem parte da comitiva presidencial os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota; da Educação, Aloizio Mercadante; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; e da Secretaria Comunicações, Helena Chagas.

Na segunda-feira, o primeiro compromisso da presidente será uma reunião com Obama, na Casa Branca. De acordo com o Itamaraty, devem predominar no encontro temas relacionados a comércio, educação e agendas regional e global.

Após a reunião, o presidente norte-americano oferecerá um almoço à colega brasileira. À tarde, Dilma participará do encerramento do Fórum Brasil-EUA de Altos Empresários e do seminário ?Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI?. Depois, ela terá um encontro com empresários norte-americanos.

Na terça (10), a presidente visitará o Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge (Massachusetts), e a Universidade de Harvard, em Boston. Ela vai se encontrar com acadêmicos, pesquisadores e bolsistas brasileiros do programa Ciência sem Fronteiras e com o governador de Massachusetts, Deval Patrick.

Dilma deverá levar aos EUA o discurso que vem reiterando sobre a crise internacional. Ela chegou a chamar de ?tsunami monetário" as políticas de proteção dos países ricos, que injetam dólares em diversos mercados e reduzem a cotação do dólar frente às moedas locais. Com isso, as exportações ficam prejudicadas, o que tem acontecido no Brasil.

"A crise econômica internacional e coordenação Brasil-EUA no G-20 terão destaque na conversa entre os presidentes", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES