Dilma Rousseff participa de reflexão sobre o Mercosul

Segundo Itamaraty, haverá pouco acordo e ‘muita reflexão’.

Presidentes dos países do Mercosul durante a cúpula do bloco em 2010 em Foz do Iguaçu | PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff participa na próxima quarta-feira (29), no Paraguai, da primeira cúpula do Mercosul desde que tomou posse no cargo. Segundo o Itamaraty, a reunião do bloco formado por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina terá pouco resultado concreto e muita ?reflexão? sobre o futuro da integração regional.

?O foco será pensar o que podemos fazer para aprofundar a integração e corrigir elementos que não estão bons. Será menos de tomar decisões e mais de trabalhar nesse exercício de reflexão. Estamos criando as novas pautas?, afirmou o subsecretário-geral de América do Sul, embaixador Antônio Simões. Ele afirmou que os acordos a serem firmados serão ?técnicos?.

A presidente Dilma Rousseff deve chegar a Assunção, capital do Paraguai, na manhã de terça (29). Por volta das 10h, ela terá reunião bilateral com o presidente paraguaio, Fernando Lugo. De acordo com o Itamaraty, serão assinados acordos de cooperação voltados à segurança na fronteira.

Dilma vai aproveitar o encontro para conversar sobre a aprovação no Congresso do projeto que autoriza o Brasil a triplicar o valor pago ao Paraguai pela energia excedente da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, no rio Paraná, na fronteira entre os dois países. O aumento da tarifa era uma reivindica?Ela vai conversar sobre isso [Itaipu]. Era um compromisso da época do presidente Lula que foi cumprido por ela? disse Simões.

Após o encontro com Lugo, por volta das 11h, começa a reunião de cúpula do Mercosul. Às 13h, os chefes de Estado dos países presentes almoçam. Em seguida, participam de uma reunião reduzida e fazem uma declaração conjunta. A previsão é de que Dilma retorne ao Brasil ainda na quarta-feira, no início da noite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES